Abraham Maslow

Psicólogo norte-americano

Abraham Maslow foi um dos maiores psicólogos norte-americanos de todos os tempos, tendo se destacado na área de Psicologia humanista. Ele nasceu em 1908 na cidade de Nova Iorque, sendo o filho caçula de seus pais, tendo sete irmãos. Estudou na City College of New York, onde recebeu o título de Bacharel em Psicologia.

Maslow seu interessou na Psicologia humanista por acreditar que todos os seres humanos buscam seu pleno desenvolvimento e realização como pessoas e que o bem-estar psicológico é uma necessidade humana básica. Para ele, o ser humano necessita de autoconhecimento, de objetivos, de metas e de direção. É por isso que ele propôs a “Pirâmide de Necessidades de Maslow”.

Maslow propôs que existem cinco níveis de necessidades básicas que todos os seres humanos possuem: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização. Para alcançar essas necessidades, é necessário satisfazê-las de acordo com um determinado nível hierárquico.

Além de sua teoria das necessidades humanas, Maslow também foi conhecido por sua obra “Comportamento Achievment”, que aborda a importância do autodesenvolvimento emocional. Ele também foi um dos fundadores do movimento Humanismo-Existencialista, onde defendia que todos os seres humanos possuem o direito e a obrigação de explorar suas mais profundas potencialidades, para assim alcançarem plenitude e realização pessoal.

Maslow morreu em 1970, mas suas contribuições para a Psicologia ainda são relevantes até hoje. A Pirâmide de Necessidades de Maslow é ainda hoje muito utilizada para a compreensão do comportamento humano, sendo uma referência para o campo da Psicologia.
Abraham Maslow
Nome Completo: Abraham Harold Maslow
Nascimento: 1 de abril de 1908

Local: Nova Iorque

Morte: 8 de junho de 1970 aos 62 Anos

Causa: enfarte do miocárdio

país de nacionalidade Estados Unidos
obra destacada Hierarquia de necessidades de Maslow
formação Boys High School