Adam Smith

Economista escocês

O economista escocês Adam Smith é lembrado como o "pai" da Economia moderna, sendo reconhecido mundialmente como uma das principais figuras da ciência econômica. Ele é responsável por escrever um dos livros mais importantes da história da economia: “A Riqueza das Nações”.

Nascido em 1723, na Escócia, Adam Smith era filho de advogado, e se formou em Ciência Política na Universidade de Glasguw. Em 1752, ele foi nomeado professor de Filosofia Moral na mesma universidade e se tornou um dos principais intelectuais da época.

Em seus estudos, Smith aplicava seus conhecimentos de filosofia e economia para tentar explicar o funcionamento dos mercados e a oferta e demanda de mercadorias. Ele foi um dos primeiros a enxergar a economia como uma ciência, e foi daí que surgiu o seu livro mais famoso, chamado A Riqueza das Nações, lançado em 1776.

No livro, Adam Smith explicava o surgimento de divisas e títulos para financiar as guerras, além das influências do governo sobre a economia. Ele também discutia como os salários poderiam ser ajustados automaticamente pela lei da oferta e da demanda.

Adam Smith foi importantíssimo na criação dos fundamentos da teoria econômica. O seu livro ainda é uma das principais referências utilizadas pelos economistas atualmente. Além disso, as suas ideias continuam sendo usadas para tomar decisões importantes nas políticas monetárias e fiscais dos governos.

Morto em 1790, Adam Smith continua sendo lembrado mundialmente por suas contribuições para a economia. As suas ideias são referência para os economistas atuais e seus ensinamentos seguem sendo aplicados pelos governos na atualidade.
Adam Smith
Nascimento: 16 de junho de 1723

Local: Kirkcaldy

Morte: 17 de julho de 1790 aos 67 Anos
país de nacionalidade Reino da Grã-Bretanha
obra destacada A Riqueza das Nações
formação Balliol College, Oxford