Ademar de Barros

Político brasileiro

Ademar de Barros: o dedicado político brasileiro

Ademar de Barros foi um político brasileiro extremamente dedicado, comprometido e popular. Ele nasceu em 30 de outubro de 1898, em Ouro Fino, Minas Gerais, e começou a carreira política em 1924, quando foi eleito para a Assembleia Legislativa de São Paulo, em que foi reeleito quatro vezes.

Ademar de Barros foi governador do estado de São Paulo em três ocasiões distintas: de 1934 a 1937; de 1945 a 1947 e de 1951 a 1954. Durante seu primeiro mandato, lutou contra a corrupção e a desigualdade social. Ele criou a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Educação, e também foi responsável por ampliar o sistema de saúde e por investir em obras de infraestrutura, como a ferrovia que ligava São Paulo ao interior.

Durante seu terceiro mandato, Ademar de Barros se tornou cada vez mais conhecido por seu “jeitão mineiro”, por sua aparência simpática, e pela visão liberal que teve ao administrar o estado. Foi neste período que o político criou a Companhia de Engenharia de Tráfego, a Companhia de Habitação Popular, a Agência de Regularização de Serviços Públicos, entre outros.

Além disso, desenvolveu projetos importantes, como a modernização da capital São Paulo, com a implantação de luzes de néon e outros aspectos de urbanização que existem até hoje.

O ex-governador faleceu em 29 de julho de 1971, aos 73 anos de idade. Seu legado ainda vive até os dias de hoje, e é lembrado como um dos maiores políticos brasileiros de todos os tempos. Sua dedicação, coragem, visão liberal e trabalho árduo para melhorar a vida dos paulistas devem sempre ser lembrados como referência de grandeza.

Origem e Carreira Política de Adhemar de Barros

Adhemar de Barros nasceu em São Manuel, São Paulo, em uma família de tradicionais cafeicultores. Serviu como prefeito de São Paulo entre 1957 e 1961, como interventor federal de 1938 a 1941 e governador de São Paulo duas vezes, de 1947 a 1951 e de 1963 a 1966. Seus seguidores são conhecidos como 'ademaristas'. Concorreu à presidência do Brasil em 1955 e em 1960, alcançando o terceiro lugar em ambas as eleições.

Homenagens a Adhemar de Barros em São Paulo

Adhemar de Barros é homenageado em diversas localidades em São Paulo. Seu nome foi dado aos bairros paulistanos Cidade Ademar e Jardim Ademar de Barros e a rua Governador Adhemar Pereira de Barros em Itapetininga. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros no bairro do Campo Limpo, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros em Presidente Prudente e o Estádio Adhemar de Barros em Araçatuba também levam seu nome.

Homenagens a Adhemar de Barros na Bahia e no Guarujá

Fora de São Paulo, Adhemar de Barros é homenageado com o nome de uma avenida na cidade de Salvador, Bahia, e de outra avenida no Guarujá, São Paulo.

Adhemar de Barros e o campo da saúde

Adhemar de Barros, além de político, também é reconhecido no campo da saúde. O seu nome foi conferido ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Adhemar de Barros e o setor de transportes

Adhemar de Barros também figura no setor de transportes, com a Rodovia Adhemar de Barros, em São Paulo, e o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente, recebendo o seu nome.

Ademar de Barros
Nascimento: 22 de abril de 1901

Local: Piracicaba

Morte: 12 de março de 1969 aos 67 Anos
cônjuge Leonor Mendes de Barros
país de nacionalidade Brasil