Adolf Hitler

Político alemão

Adolf Hitler foi um político alemão que teve um profundo impacto na história mundial. Ele foi o líder nazista da Alemanha e o primeiro e único chanceler do Terceiro Reich de 1933 a 1945. Hitler foi responsável por instaurar o regime totalitário nazista na Alemanha e pela iniciativa dos programas de exterminação racial. Isso incluiu o Holocausto, a perseguição de homossexuais, judeus, ciganos, testemunhas de Jeová e outras minorias. Hitler também foi o responsável pelo início da Segunda Guerra Mundial, que resultou em um número desconhecido de baixas humanas, destruição econômica e mudanças na política mundial.

Hitler nasceu no Ano de 1889, em Braunau am Inn, na Áustria. Ele abandona os estudos acadêmico aos 16 anos e começou a desenvolver um interesse por arte e política. Ele se mudou para Munique, na Baviera, em 1913 e participou da Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido e condecorado várias vezes. Depois de o conflito acabar, ele ingressou no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) e logo se tornou o líder máximo do partido.

Em 1933, Hitler foi eleito presidente da Alemanha e rápidamente estabeleceu seu regime totalitário na nação. Ele controlou o país com moral, violência e medidas econômicas draconianas, destruindo opositores, controlou a mídia e impôs um clima de terror entre a população. Logo depois, começou a expandir o Terceiro Reich para os limites que sua genética vislumbrava, um império étnico ariano supremamente dominante na Europa, o que resultou na Segunda Guerra Mundial.

Durante a guerra, Hitler liderou várias campanhas de conquista e buscou intensificar os programas de "Solução Final" para o "problema judaico". Ele também aprovou uma série de medidas de "militarização" na economia da Alemanha, o que contribuiu para a vitória nazista no início do conflito. No entanto, seu intenso egocentrismo e o avanço da resistência aliada resultaram em uma derrota cada vez maior para o Terceiro Reich.

Finalmente, em 30 de abril de 1945, Hitler se suicidou no Führerbunker, em Berlim. Após sua morte, foi declarada a derrota do Terceiro Reich e a vitória Aliada, trazendo um fim à Segunda Guerra Mundial. No entanto, o legado de Hitler ainda é sentido hoje, sendo usado como exemplo de como uma liderança fanática e totalitária pode levar a consequências terríveis.

A imagem celibatária de Hitler e seu relacionamento com Eva Braun

Hitler queria passar a imagem de um homem celibatário que não tinha vida doméstica, dedicando-se inteiramente a sua missão política e a sua nação. Ele conheceu sua principal amante, Eva Braun, em 1929, e se casou com ela em abril de 1945.

Suicídio de Geli Raubal e possíveis razões

Em setembro de 1931, a meia-sobrinha de Hitler, Geli Raubal, cometeu suicídio com a arma do próprio Hitler no apartamento dele em Munique. Entre as razões que levaram Geli ao suicídio seria um suposto interesse romântico de Hitler nela e sua morte seria resultado de uma obsessão dele por ela.

Família de Hitler e seu último parente vivo

Paula Hitler, a irmã do Führer e seu último parente vivo de sua família imediata, faleceu em 1960.

O suicídio de Hitler e o fim de sua era

O suicídio de Hitler é considerado por muitos como 'um feitiço sendo quebrado', tendo como resultado o colapso do apoio popular na Alemanha. Com os civis e militares se ajustando ao colapso do país ou fugindo da luta, poucos lamentaram sua morte e o Nazismo 'estourou feito uma bolha' sem seu líder.

Retratações do Nazismo e de Hitler

As ações de Hitler e a ideologia nazista são quase que universalmente retratadas como gravemente imorais. Considerado por muitos historiadores como a personificação de 'ruína, imoralidade e maldade', Hitler e seu regime causaram enorme sofrimento e devastação.

Impacto devastador do Nazismo

O programa político de Hitler trouxe uma guerra mundial resultando em ruína, pobreza e destruição através da Europa, com efeitos particularmente horríveis sobre a Alemanha. O regime nazista democida resultou na morte de mais de 19,3 milhões de civis e prisioneiros de guerra.

Segunda Guerra Mundial e suas consequências

Muitos morreram como resultado das ações militares durante o teatro de operações europeu da Segunda Guerra Mundial, marcando um nível de devastação sem precedentes na história do conflito humano.

Percepções históricas de Hitler

Enquanto alguns historiadores o consideram 'um dos grandes exemplos do poder singular e incalculável da personalidade na vida histórica', outros o veem como um dos 'conquistadores mais crueis'. Alguns acreditam que sua derrota marcou o fim da história europeia dominada pela Alemanha.

Impacto global e duradouro de Hitler

A influência de Hitler pode ter alcançado além da Europa, com efeitos duradouros como a criação do moderno Estado de Israel, a descolonização das esferas de influência européia e o advento da Guerra Fria.

Adolf Hitler
Nome Completo: Adolf Hitler
Nascimento: 20 de abril de 1889
Morte: 30 de abril de 1945 aos 56 Anos

Causa: Perfuração por arma de fogo

cônjuge Eva Braun
país de nacionalidade Alemanha Nazista
obra destacada Mein Kampf