O mito grego da agricultura Adônis é um conto antigo que conta a história de um lindo jovem de nome Adônis. Filho de Cípris e do deus Afrodite, Adônis foi criado por Persefone, a rainha dos Mortos.
Adônis era extremamente belo e Persefone queria mantê-lo perto de si, por isso o encarcerou nas terras dos mortos. A Deusa da agricultura, Deméter, ficou comovida quando ouviu as divindades falarem sobre Adônis, ela queria conhecê-lo e decidiu viajar para o reino de Hades.
Quando Deméter chegou, Persefone imediatamente a libertou, pois queria que Adônis experimentasse a vida sobre a Terra. Assim que ele saiu do reino dos mortos, Adônis foi direto para o jardim de Deméter, onde começou a experimentar seus domínios - a agricultura.
Adônis se encantou pelo conhecimento de Deméter e se tornou um agricultor hábil. Ele trabalhava diligentemente para aprender os segredos da agricultura e da jardinagem que Deméter lhe ensinou. Adônis foi tão bem sucedido na agricultura, que o deus Apolo disse que ele seria o melhor agricultor de toda a Grécia.
Mesmo assim, Adônis tinha que retornar para o reino dos mortos depois de cada primavera para que Persefone não ficasse com ciúme. Ele se despediu de Deméter e afirmou que ela sempre teria o seu coração.
O mito grego da agricultura Adônis é um conto sobre a força da natureza e o poder da agricultura. Ele ilustra que com amor, dedicação e trabalho duro, qualquer um pode vencer desafios e alcançar o sucesso.