Adriana Varejão

Artista plástica brasileira

Adriana Varejão é uma artista plástica brasileira, nascida Rio de Janeiro. Ela se graduou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1987. Varejão é conhecida por suas obras de arte que misturam os elementos de pintura e escultura, geralmente tocando temas históricos e culturais.

Varejão tem explorado os temas históricos e culturais de seu país em suas obras, particularmente relacionamento entre a história colonial portuguesa e a cultura indígena. Seus quadros de grande escala são caracterizados por superfícies hiperrealistas cheias de detalhes, apresentando texturas espalhadas (madeiras, pedras, pinturas e tecidos). Estas imagens em camadas refletem o interesse da artista nas camadas de história e de identidade cultural.

Sua obra é muitas vezes vista como uma forma de resistência à desconstrução histórica e às políticas do país. Varejão também explora a conexão entre modernidade e tradição, que se manifesta na mistura de elementos colados. Por exemplo, as superfícies das pinturas de Varejão são frequentemente preenchidas com peças de madeira que ela usa como referência à cultura indígena brasileira.

Adriana Varejão tem exposto suas obras em museus famosos, incluindo o Museu D'Orsay, em Paris, e o Museu de Arte Moderna, em Nova York. Ela é considerada uma figura proeminente na arte brasileira contemporânea e tem recebido destaque em várias exposições internacionais de arte.

Adriana Varejão é uma artista cada vez mais bem sucedida, que trabalha com temas complexos de identidade cultural, história e modernidade. Sua obra se destaca por seu uso inovador de texturas e materiais e pelo modo como ela combina elementos históricos e culturais em suas obras.

Início da carreira de Varejão

Nascida no Rio de Janeiro, Varejão passou parte da infância em Brasília. Em 1981, ingressou no curso de engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, abandonando-o no ano seguinte. A partir de 1983, Varejão estudou nos cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, e alugou ateliê no bairro do Horto com outros estudantes.

Influências e reconhecimentos de Varejão

Em 1985, viajou para Nova York e teve contato com a pintura do alemão Anselm Kiefer e do americano Philip Guston. Em 1986, recebeu o Prêmio Aquisição do 9º Salão Nacional de Artes Plásticas, promovido pela Fundação Nacional de Artes.

Primeira exposição individual de Varejão

Realizou sua primeira exposição individual em 1989, na U-ABC, Stedelijk Museum, Amsterdam, Netherlands; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

Temas abordados em seu trabalho

Através da releitura de elementos visuais incorporados à cultura brasileira pela colonização, como a pintura de azulejos portugueses e a referência à crueza e agressividade da matéria nos trabalhos com “carne”, Varejão discute relações paradoxais entre sensualidade e dor, violência e exuberância.

Varejão e a arquitetura

Seus trabalhos mais recentes trazem referências voltadas para a arquitetura, inspirada em espaços como açougues, botequins, saunas, piscinas etc, e abordam questões tradicionais da pintura, como cor, textura e perspectiva.

Adriana Varejão
Nascimento: 11 de novembro de 1964 (59 Anos)

Local: Rio de Janeiro

país de nacionalidade Brasil