Afonso Henriques (Afonso I de Portugal)

Primeiro rei de Portugal

A história de Portugal tem início no século XII, com a conquista do território português aos mouros pelo primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques (Afonso I de Portugal), em 1139. Após diversas tentativas dos reis de Leão de subjugar os mouros, Afonso I decidiu por conta própria cruzar o Tejo e partir para a conquista.

Nasceu em 1109, sendo o filho mais velho de D. Henrique, o conde de Portugal, e de D. Teresa de Leão. Com a morte de seu pai, em 1112, tornou-se conde, mas não foi reconhecido como rei por seu tio, o rei de Leão. Foi, então, com a ajuda de seus partidários, que Afonso Henriques começou a lutar contra seu tio para conquistar a independência de Portugal.

Após diversas batalhas militares, Afonso Henriques conseguiu conquistar a maioria do território português do domínio mouro. A Batalha de Ourique, em 1139, foi a mais importante vitória de Afonso Henriques, pois marcou a independência de Portugal. Após sua vitória, Afonso Henriques foi proclamado rei pelas tropas e pelos chefes de Portugal, em 1143.

Afonso Henriques governou Portugal durante 43 anos. Durante seu reinado, conseguiu expandir seu império para o sul do território português e para o noroeste da Espanha, além de estabelecer o cristianismo como religião oficial de Portugal. Seu desenvolvimento da administração, economia, cultura e leis de Portugal também foram fundamentais para o crescimento do país durante seu reinado.

Aliando-se a outras nações cristãs, Afonso Henriques também conseguiu repelir as invasões moura. Sua morte, em 1185, foi o marco inicial para a criação da casa de Avis, que governou Portugal até 1640.

Embora Afonso Henriques não tenha ganhado a reconhecimento internacional ao estabelecer Portugal como país independente, é considerado um dos principais líderes portugueses e um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Portugal como nação. Seu legado ainda é celebrado em Portugal através de várias homenagens e comemorações de seu marco histórico e político.
Afonso Henriques (Afonso I de Portugal)
Nascimento: 25 de julho de 1109

Local: Guimarães

Morte: 6 de dezembro de 1185 aos 76 Anos
cônjuge Mafalda de Saboia
país de nacionalidade Reino da Galiza