Afonso II de Portugal

Terceiro rei de Portugal

O Terceiro Rei de Portugal, Afonso II de Portugal, assumiu o trono no dia 25 de julho de 1211, após a morte de seu pai Afonso I. Era filho de D. Sancho I e de D. Mafalda de Saboia, sobrinho de D. Afonso Henriques.

Durante seu governo, Afonso II enfrentou vários desafios e conflitos. Enfrentou várias rebeliões culturais e sociais, como a dos mouros do Algarve e de Castela. Além disso, lutou contra a Galiza e a Castela durante várias ocasiões, buscando afirmar as fronteiras de Portugal. Ele também promoveu uma campanha de reconquista na região de Elvas.

No campo administrativo, Afonso II foi responsável por estabelecer e desenvolver a fundação de várias instituições, como a universidade de Coimbra, que foi fundada em 1290. Além disso, para garantir a estabilidade econômica do país, ele estabeleceu novas taxas e direitos sobre as terras, assim como sua distribuição entre as classes sociais. Ele também instituiu a Casa da Moeda, responsável por garantir o fluxo de moeda na economia portuguesa.

Durante seu reinado, Afonso II também foi responsável por expandir o território de Portugal. Ele conquistou a cidade de Alcácer do Sal, que havia sido invadida pelos mouros, e também conquistou o Alentejo.

Após sua morte em 1223, Afonso III assumiu o trono. Afonso II ficou conhecido como o rei mais justo e o mais religioso dos reis portugueses. Além disso, ele foi importante para o crescimento e desenvolvimento de Portugal durante seu governo, sendo considerado o início da era de prosperidade do país.

Origens e Nascimento de Afonso II

Afonso foi o primeiro filho de Sancho I e de Dulce de Aragão, nascido no mesmo ano que seu avô, Afonso Henriques, morreu. Ele seria o terceiro rei de Portugal. Teve três irmãs nascidas antes dele, sendo o quarto a nascer.

Reinado de Afonso II

Afonso teve um reinado concentrado mais em centralizar o poder real do que na conquista aos mouros. Sua vida e reinado foi curta, morrendo de doença aos 37 anos.

Casamento Controverso de Afonso II

Afonso desencadeou controvérsia quando se casou com sua prima, Urraca de Castela, em 1208. Seu casamento quebrou a lei canônica, como eles eram primos em quinto grau. O bispo do Porto, Martinho Rodrigues, até se opôs ao casamento.

Sucessão após a Morte de Afonso II

Os filhos de Afonso eram menores de idade na época de sua morte. Seu sucessor, Sancho II, tinha menos de 14 anos quando herdou o trono. Isso culminou em um período de desordem que viu Afonso III lutando pela posse do trono.

Circunstâncias da Morte de Afonso II

Apesar de argumentos de que Afonso poderia ter morrido de lepra, acredita-se que a obesidade excessiva foi a verdadeira causa de sua morte. Isso lhe rendeu o apelido pejorativo 'o Gafo'.

Afonso II de Portugal
Nascimento: 23 de abril de 1185

Local: Coimbra

Morte: 25 de março de 1223 aos 37 Anos

Causa: lepra

cônjuge Urraca de Castela
país de nacionalidade Reino de Portugal