Agamenon Magalhães

Político brasileiro

Agamenon Magalhães, um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX, foi uma figura destacada na história do Brasil. Ele foi responsável por importantes reformas e mudanças na estrutura do Estado brasileiro.

Agamenon Magalhães nasceu no dia 10 de junho de 1873, em Minas Gerais. Depois de estudar direito, ele seguiu uma carreira política, tornando-se prefeito de Belo Horizonte em 1902. Após isso, foi eleito deputado federal em 1909.

Durante sua carreira política, ele fez grandes contribuições para o Brasil. Em 1909, tornou-se ministro da Fazenda do governo de Hermes da Fonseca. Posteriormente, foi ministro das Relações Exteriores e Minas e Energia do governo Washington Luís.

O principal trabalho de Agamenon Magalhães foi sua atuação à frente da Constituinte de 1934. Durante esta reunião, os constituintes discutiram a criação do Estado Novo, o sistema político brasileiro que ficou em vigor durante a Segunda Guerra Mundial.

O principal resultado desta Constituinte foi a adoção da Constituição de 1937, também conhecida como a "Constituição de Agamenon". Esta constituição foi responsável por sólidas mudanças no sistema político brasileiro, como o aumento do poder do Executivo, a supressão dos partidos políticos e a restrição da participação popular na política.

Agamenon Magalhães faleceu em 16 de julho de 1945, deixando um legado importantíssimo para o Brasil. Suas políticas foram fundamentais para a modernização do país e para o estabelecimento de um sistema político forte e eficaz. Para homenageá-lo, seu nome foi dado a várias ruas em todo o Brasil, além de um aeroporto, vários edifícios e monumentos.
Agamenon Magalhães
Nascimento: 5 de novembro de 1893

Local: Serra Talhada

Morte: 24 de agosto de 1952 aos 58 Anos
país de nacionalidade Brasil
formação Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco