Albert Sabin

Médico polonês

Médico Polonês Albert Sabin Salva Vidas no Desenvolvimento da Vacina Oral Contra a Poliomielite

O médico polonês Albert Sabin foi um dos principais responsáveis ​​pela luta mundial contra a poliomielite. Ele desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite, que pertence ao mesmo grupo de vírus que causa a doença, através de um método de desenho microscópico. Ainda hoje, é amplamente usada em todo o mundo.

Albert Sabin nasceu em 1906 em Varsovia, na Polônia. Seus pais eram judeus e se mudaram para os Estados Unidos em 1921, quando ele tinha quinze anos. Sabin estudou medicina na Universidade de Nova Iorque, onde se formou em 1931. Ele continuou a se especializar no Controle de Doenças de Transmissão por Vectores, especialidade em que adquiriu grande conhecimento.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Sabin trabalhou para o exército dos EUA e, posteriormente, passou a investigar a poliomielite e outras doenças infecciosas. Foi durante a década de 1950 que desenvolveu seu trabalho mais importante e revolucionário.

A vacina oral contra a poliomielite de Sabin foi desenvolvida por meio de experimentos em seres humanos. Ele aprimorou seu trabalho e, em 1957, a vacina foi liberada para uso geral. Esta vacina foi amplamente usada em todo o mundo e, mais tarde, ajudou a eliminar a poliomielite em muitos países.

Durante sua vida, Sabin foi homenageado com inúmeros prêmios e honrarias, incluindo a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha (1985) e o Prêmio Albert Lasker da American Medical Association (1988). Ele também foi homenageado na Polônia e em diversos outros países.

Sabin se mudou para Israel em 1983, onde passou os últimos anos da sua vida. Ele morreu em 1993, aos 87 anos, deixando um legado que ainda salva vidas hoje. A vacina oral contra a poliomielite de Sabin é tão segura e eficaz que ainda é usada em todo o mundo. Ela é uma lembrança significativa da grande contribuição de um médico polonês.

Liderança e publicações de Sabin na Pesquisa Pediátrica

Em 1946, Albert Sabin tornou-se líder de Pesquisa Pediátrica na Universidade de Cincinnati, publicando mais de 350 estudos sobre diversas doenças como pneumonia, encefalite, câncer e dengue. Ele foi o primeiro a isolar o vírus da dengue: o tipo I na área do mediterrâneo durante a Segunda Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico.

Buscar uma vacina para a pólio

Com o aumento do número de surtos da pólio crescendo após a Segunda Guerra Mundial, Sabin, junto a outros pesquisadores iniciaram a busca por uma vacina para prevenir ou amenizar a doença. A vacina de Jonas Salk, estava sendo testada e liberada para uso em 1955.

Desenvolvimento da vacina de Sabin contra a pólio

A vacina contra pólio desenvolvida por Sabin necessitava de testes clínicos extensivos. Após o sucesso da vacina de Jonas Salk, tornou-se difícil realizar os testes nos Estados Unidos. Sabin recorreu a pesquisadores do outro lado da Cortina de Ferro e, com auxílio do Dr. Mikhail Chumakov, obteve resultados positivos.

Implementação e legado da vacina de Sabin

A eficácia da vacina de Sabin foi demonstrada pela vacinação em massa no Leste Europeu, levando a sua aprovação nos EUA em 1960. A partir de 1968, a vacina oral de Sabin, que prevenia a contração da pólio, tornou-se a única usada nos EUA. Sua vacina foi efetiva na erradicação da pólio em quase todo o mundo.

Doação dos direitos de patente

Sabin renunciou aos direitos de patente de sua vacina, o que permitiu que crianças de todo mundo fossem imunizadas contra a poliomielite. A doença é mais conhecida como paralisia infantil no Brasil.

A morte e o legado de Sabin

Albert Sabin morreu de ataque cardíaco em 1993. No mesmo ano, o Instituto Sabin de Vacinas foi fundado em Washington, visando dar prosseguimento às pesquisas sobre vacinas e perpetuar o legado construído por ele.

Albert Sabin
Nascimento: 26 de agosto de 1906

Local: Białystok

Morte: 3 de março de 1993 aos 86 Anos

Causa: insuficiência cardíaca

país de nacionalidade Estados Unidos
obra destacada vacina contra poliomielite
formação Universidade de Nova Iorque