Alberto de Oliveira

Poeta brasileiro

O poeta brasileiro Alberto de Oliveira foi um dos mais importantes expoentes da moderna poesia brasileira. Seu trabalho marcou o começo do modernismo no Brasil e influenciou várias gerações de poetas.

Alberto de Oliveira nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1889. Desde muito jovem, estudou literatura e poesia. Seu livro de estréia, "Sonhos de Pequenina", foi publicado em 1913. Nele, ele começou a desenvolver a poesia modernista, que misturava elementos da cultura europeia com os temas e elementos da cultura brasileira.

A poesia de Alberto de Oliveira é geralmente mais emocional e direta do que a de seus contemporâneos modernistas. Ele usava muitos elementos da poesia simbolista, mas não recusava a influência popular, como o samba, a poesia de cordel e as manifestações populares. Isso o tornou muito diferente dos outros modernistas que se seguiram, que geralmente se afastavam das influências populares.

Alberto de Oliveira publicou doze livros em sua vida e foi premiado com muitos prêmios literários. Seu livro mais famoso, "A Favorita dos Deuses", foi publicado em 1926 e foi considerado um dos melhores trabalhos de poesia publicados naquele ano.

Alberto de Oliveira faleceu em 1932 e deixou uma grande herança para a poesia brasileira. Sua poesia preciosa e única influenciou muitas gerações de poetas e seu trabalho continua a ser celebrado como um dos maiores exemplos de poesia modernista no Brasil.

Sua obra é muito valorizada no Brasil e seu legado continua a ser um dos mais influentes da moderna poesia brasileira. Seus livros estão disponíveis em várias línguas e muitos deles ainda são considerados clássicos da literatura brasileira.
Alberto de Oliveira
Nome Completo: Antônio Mariano de Oliveira
Nascimento: 28 de abril de 1857

Local: Saquarema

Morte: 19 de janeiro de 1937 aos 79 Anos
país de nacionalidade Brasil