Alcântara Machado

Escritor brasileiro

Alcântara Machado, nascido em São Paulo no ano de 1869, foi um escritor brasileiro que possuiu grande influência no cenário literário. Filho de Joaquim Pinto de Alcântara e Rosa de Jesus Machado, foi desenvolvido em uma família modesta, porém com grandes sonhos.

Seu interesse maior sempre foi pela literatura, o que fez com que ele se dedicasse a estudos intelectuais. Formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, mas também estudou Medicina, História e Filosofia.

Através da sua escrita, alcançou reconhecimento em toda a América Latina e Europa, sendo considerado um ícone da literatura brasileira. Foi destaque em diversos jornais e revistas de seu tempo.

Alcântara conta com uma grande obra literária dedicada à História e à Cultura brasileira, além da poesia. Dentre seus escritos mais marcantes estão: "A Filosofia da História do Brasil", "A porvir na literatura brasileira", "O último Sertão" e "O Canto do Povo".

Sua literatura se destaca pela forma poética, intensa e didática com que trata temas sociopolíticos. Seus escritos remetem ao pensamento de sua época, construindo um ponto de reflexão para futuras gerações.

Alcântara Machado morreu em São Paulo, em 1917, devido a complicações decorrentes de sua doença pulmonar. Porém, seu legado literário ainda é lembrado até hoje com admiração. Seus escritos ainda são estudados em cursos de letras, e serviram de inspiração para diversos autores que se seguiram.
Alcântara Machado
Nascimento: 25 de maio de 1901

Local: São Paulo

Morte: 14 de abril de 1935 aos 33 Anos
país de nacionalidade Brasil