Aldemir Martins

Artista plástico brasileiro

O artista plástico brasileiro Aldemir Martins é considerado um dos pioneiros na renovação da arte brasileira no século XX. Sua obra foi fundamental para a formação de novas linguagens nas produções artísticas do país.

Aldemir Martins nasceu em 20 de setembro de 1927, em Maranhão, em uma família humilde. Seu interesse pela arte começou ainda criança, quando desenhava nas paredes de casa, nas folhas de jornal e nos muros ao seu redor. Aos 14 anos foi morar em São Paulo, onde, como autodidata, começou a explorar técnicas como a pintura em tela e o desenho em aquarela.

Após passar por diversas cidades brasileiras, Aldemir Martins mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira como pintor. Desde então, passou a desenvolver um estilo único e avançado, que foi capaz de expressar de forma original os sentimentos e o modo de vida de seus contemporâneos.

Sua obra é caracterizada por uma mistura entre o figurativismo predominantemente em abstrato e pelo uso de elementos da cultura popular. Em suas pinturas, é possível perceber referências aos símbolos utilizados por artistas populares e ao mundo natural, assim como inspirações nas expressões culturais brasileiras e africanas.

A partir dos anos 70, Aldemir Martins começou a trabalhar com as técnicas da tapisserie. Dessa forma, conseguiu criar obras de grandes dimensões, ainda mais abstractas do que as pinturas e desenhos anteriores.

Devido ao seu trabalho artístico, Aldemir Martins foi condecorado com o Prêmio Estímulo ao Teatro e à Dança em 1987. Mais recentemente, foi homenageado com a Medalha da Inconfidência em 2012 e com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural em 2016.

Até hoje Aldemir Martins continua produzindo, mesclando novas técnicas às tradicionais para contar de forma única a história da arte brasileira.
Aldemir Martins
Nascimento: 8 de novembro de 1922

Local: Aurora

Morte: 5 de fevereiro de 2006, 4 de fevereiro de 2006 aos Anos
país de nacionalidade Brasil