Aleijadinho
Escultor brasileiro
O escultor brasileiro Aleijadinho foi considerado um dos grandes mestres da arte barroca das Américas. Nasceu em 1730 em Ouro Preto, Minas Gerais, como Antônio Francisco Lisboa e é considerado o último grande artista barroco da época colonial.
Aleijadinho foi reconhecido por sua habilidade na escultura de pedra e madeira. O seu trabalho foi fundamental para a ornamentação das igrejas barrocas de Minas Gerais. Ele foi responsável pela elaboração de trabalhos com tema religioso como: imagens, esculturas e altares.
A obra mais conhecida de Aleijadinho é a Capela da Santíssima Trindade, na cidade de Congonhas no estado de Minas Gerais. O escultor foi responsável pela criação de 12 estátuas de santos que compõem o altar da capela.
O artista também fez trabalhos em igrejas de Ouro Preto, São João del Rei, Mariana e Tiradentes. Dentre as obras destas igrejas destacam-se as imagens de santos e trabalhos em madeira.
Como Aleijadinho não possuía grande habilidade para desenhar ele fazia as esculturas diretamente na pedra ou madeira. Embora seu trabalho não tenha muitos detalhes ele era bem reconhecido devido ao seu talento na execução dos trabalhos.
Aleijadinho também foi muito influenciado pelo estilo barroco. Ele criou suas esculturas com o objetivo de contar histórias com o uso de curvas e estilizações dramáticas.
Apesar do sucesso de Aleijadinho ao longo do século XVIII, ele sofreu com uma doença neurodegenerativa que afetou a sua capacidade de trabalho. Ele também sofreu com a perda de seu lugar de artista oficial da cidade de Ouro Preto.
O reconhecimento de suas grandes obras veio mesmo após a sua morte em 1814. Suas obras foram enquadradas como Patrimônio Histórico pela Unesco e são visitadas todos os anos por milhares de turistas do Brasil e do mundo.
Nascimento:
|
29 de agosto de 1730 Local:
Cachoeira do Campo
|
Morte:
|
18 de novembro de 1814 aos 84 Anos Causa:
lepra
|
país de nacionalidade |
Colónia do Brasil |