Alexandre Herculano

Escritor português

Alexandre Herculano: um dos maiores escritores da literatura portuguesa

Alexandre Herculano (1810-1877) é considerado um dos principais escritores da literatura portuguesa. Ele foi um revolucionário da língua, criando poesias e obras criadas para atravessar os tempos.

Herculano começou sua carreira literária como crítico literário, publicando artigos nos jornais e revistas mais importantes da época. Ele também foi o responsável por criar a Aula Real de História da Universidade de Coimbra.

Ele é mais conhecido por seus romances históricos, que se concentravam na Revolução Liberal Portugal (1820-1834) e na Guerra Civil Espanhola (1833-1845). Alguns dos seus principais trabalhos nesse gênero são: “Os Maeiros de Cedovim”, “Monteiro de Miranda”, “As Minas do Rei Salomão” e “O Colar da Rainha”.

Herculano também foi responsável por autores de peças teatrais, como “A Revolta de Alfarrobeira”, que foram representadas no Teatro Nacional de Lisboa.

Além disso, ele também escreveu obras de poesia, como a série de "Sonetos de Humor e Sátira".

Alexandre Herculano é considerado, até hoje, um dos maiores autores portugueses da literatura, sendo uma referência essencial para todos aqueles interessados em conhecer melhor a cultura e a história de Portugal.
Alexandre Herculano
Nascimento: 28 de março de 1810

Local: Lisboa

Morte: 13 de setembro de 1877 aos 67 Anos
país de nacionalidade Reino de Portugal
obra destacada Eurico, o Presbítero