Alfred Nobel

Criador do Prêmio Nobel

O Criador do Prêmio Nobel, o engenheiro sueco Alfred Bernhard Nobel, nasceu em 1833 nos arredores de Estocolmo. Seu pai, Immanuel Nobel, era engenheiro naval e inventor, e ao lado de seus irmãos construíram armas, embarcações e outras tecnologias destinadas a melhorar a economia sueca.

Em 1.854, a família Nobel se mudou para a Rússia, onde seu pai ganhava a vida exportsndo seus inventos. Lá, Alfred Nobel viveu durante alguns anos, e, após o falecimento de seu pai, ele regressou à Suécia. Em 1863 Alfred Nobel começa a estudar na Universidade de Estocolmo, mas logo mais muda-se para Paris, de onde passou a viajar pelas principais cidades europeias.

Foi durante esses anos de viagem e fora do país que Nobel estudou várias áreas de ciência, como química e engenharia, bem como se aprofundou na investigação de explosivos e outras armas de guerra que seu pai inventou.

Após décadas de estudos, pesquisas e experiências, Alfred Nobel desenvolveu vários tipos de explosivos, entre eles, a dinamite. Além disso, ele passou a explorar a produção de armas mais sofisticadas e seguras, o que ajudou a melhorar a indústria militar sueca.

Inspirado por sua paixão pela ciência, Nobel começou a desenvolver a ideia de uma fundação que pudesse premiar os melhores cientistas do mundo. Em 1896, Nobel redigiu seu testamento, no qual estabeleceu a criação de uma fundação que financiaria prêmios para aqueles que se destacassem nas áreas de Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. Após sua morte, em 1896, a fundação foi criada e o Prêmio Nobel nasceu.

Desde então, anualmente, cientistas, escritores e líderes de paz de diversos países recebem esse importante reconhecimento. O Prêmio Nobel é considerado hoje um dos mais importantes reconhecimentos científicos, literários e de paz do mundo, e a criação desse prêmio ajudou a impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento científico no mundo inteiro.

As acusações contra Nobel e sua mudança para a Itália

Nobel foi acusado de alta traição contra a França por vender Ballistite para a Itália, o que fez com que ele se mudasse de Paris para Sanremo, Itália, em 1891. Ele acabou falecendo de hemorragia cerebral na sua casa em San Remo no dia 10 de dezembro de 1896.

A criação da Fundação Nobel conforme o testamento de Alfred Nobel

No testamento de Nobel, ele especificou a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento da Humanidade.

As áreas de premiação definidas pela Fundação Nobel

A Fundação Nobel, criada em 1900 conforme o desejo de Alfred Nobel, premia individuos em cinco áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz Mundial. Os prêmios são atribuídos por especialistas suecos, exceto o prêmio de Paz Mundial, que é entregue por uma comissão do parlamento norueguês.

Alfred Nobel
Nome Completo: Alfred Bernhard Nobel
Nascimento: 21 de outubro de 1833
Morte: 10 de dezembro de 1896 aos 63 Anos

Causa: hemorragia intracerebral

país de nacionalidade Suécia
obra destacada dinamite