Alfred Radcliffe-Brown
Antropólogo inglês
O antropólogo inglês Alfred Radcliffe-Brown foi um dos mais importantes estudiosos da disciplina na primeira metade do século XX. Iniciou sua trajetória profissional ainda na Inglaterra, mas logo se tornou um dos principais expoentes do movimento funcionalista, moldado por ele nas terras brasileiras.
Nascido em 1881, Radcliffe-Brown trabalhou como professor de antropologia na University College de Londres, onde começou a desenvolver seu trabalho em etnologia – o estudo de grupos sociais e suas culturas. Sua obra se estendeu, com trabalhos realizados na Austrália, na África do Sul, na África Ocidental e, finalmente, no Brasil, influenciada por suas vivências no país sul-americano.
Radcliffe-Brown foi pioneiro em trazer para a antropologia o conceito de “estrutura”, que se encontra explícito em seu trabalho A Sociologia dos Povos Primitivos (1922). Aqui, buscou entender os sistemas sociais com base na teoria funcionalista, que afirma que tudo aquilo que é desenvolvido ou mantido por grupos humanos acaba a servir de alguma função para sua sobrevivência.
Durante sua estadia no Brasil, entre 1938 e 1948, Radcliffe-Brown trabalhou na Universidade do Rio de Janeiro, de onde saíram seus melhores trabalhos, reunidos em livros como A Sociedade Primitiva (1945). No país, ficou conhecido por sua pesquisa acerca dos grupos indígenas da região.
Tendo se tornado um dos principais defensores da antropologia funcionalista, Radcliffe-Brown serviu de inspiração para outros pesquisadores da disciplina, como o brasileiro Roberto Cardoso de Oliveira, que aproveitou os ensinamentos de seu mestre para criar suas próprias obras.
O legado de Alfred Radcliffe-Brown ainda é sentido em todo o mundo. O antropólogo tem sua obra estudada por profissionais da área, que buscam entender melhor sua visão acerca da cultura humana e sua importância em seu desenvolvimento. Por fim, Radcliffe-Brown é considerado um dos maiores nomes da antropologia moderna, tendo se tornado uma referência na história da disciplina.
Nascimento:
|
17 de janeiro de 1881 Local:
Birmingham
|
Morte:
|
24 de outubro de 1955 aos 74 Anos |
país de nacionalidade |
Reino Unido |
formação |
Trinity College |