Alice Ruiz

Poetisa e compositora brasileira

Alice Ruiz foi uma poetisa e compositora brasileira, que nasceu em 28 de fevereiro de 1921 na cidade do Rio de Janeiro. Seu trabalho artístico é considerado como um marco na história da literatura brasileira, sendo considerada referência na poesia contemporânea.

Alice foi uma das mais importantes cantoras e compositores dos anos 50, desenvolvendo um trabalho que mesclou os gêneros samba e choro, produzindo canções autorais que retratavam a vida e as vivências de suas personagens.

Ganhadora de prêmios importantes como o prêmio Jorge Amado, o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional e o prêmio da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, Alice destacou-se também na poesia. Seus poemas foram publicados em livros como "Canto do Inferno", "Meu Coração Vai Botar Raízes", "The Poetry of Alice Ruiz" e muitos outros.

Alice também foi reconhecida pelo seu engajamento político e sua defesa das mulheres. Durante a ditadura militar no Brasil, ela escreveu e defendeu muitas manifestações de resistência. Além disso, ela foi membro de várias organizações femininas que lutavam pelos direitos das mulheres e os direitos humanos.

A poetisa e compositora brasileira Alice Ruiz foi uma figura fundamental na história da cultura brasileira. Seu trabalho em poesia e música trouxe renome para o Brasil no cenário internacional. Ela foi também reconhecida pelo seu entusiasmo na luta de direitos humanos e dos direitos das mulheres. Alice Ruiz deixou um legado de luta, resistência e talento para a história brasileira.
Alice Ruiz
Nascimento: 22 de janeiro de 1946 (78 Anos)

Local: Curitiba

cônjuge Paulo Leminski
país de nacionalidade Brasil