Allan Kardec

Propagador da doutrina espírita

Propagador da doutrina espírita Allan Kardec

Allan Kardec é conhecido como o principal propagador da doutrina espírita, codificando seus ensinamentos na cinco livros. Nascido com o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 1804, em Lyon, França. Kardec foi um educador francês, conhecido por ser o codificador da fé espírita, considerado como o maior emissário desse movimento religioso.

Ele começou como professor de línguas e ciências, o que lhe permitiu aprimorar seu conhecimento sobre ciências humanas e sociais, como a psicologia e filosofia. Kardec interessou-se pelas tentativas de comunicação entre os seres humanos e espíritos, foi quando, em 1854, buscou ajuda de curandeiros espiritualistas para curar sua esposa Maryann Rivailh, que sofria de uma doença incurável. Desde então, Kardec dedicou-se a investigar essa forma de cura.

Em 1856, Allan Kardec inicia a publicação de seu primeiro livro, O Livro dos Espíritos, que culminou na codificação inicial da doutrina espírita. Em seguida, Allan Kardec publicou outros livros, “O Livro dos Médiuns”, “O Céu e o Inferno”, “A Gênese” e “A Revista Espírita”, que ampliam e aprofundam os conhecimentos acerca da doutrina espírita.

Difundir a doutrina espírita foi a grande missão de Allan Kardec na Terra, livros e o jornal escrito, A Revista Espírita, foram a forma que ele encontrou para transportar sua mensagem ao mundo.

Kardec ao longo de seus ensinamentos, aponta como fundamentais para a espiritualidade o respeito à moral, a caridade, a justiça e o amor ao próximo, sempre realçando que a lei de causa e efeito regira todos os seres humanos.

Atualmente, a doutrina espírita tem seus seguidores espalhados pelos cinco continentes, os conselhos dos ensinamentos de Allan Kardec, regem o dia a dia de milhares de pessoas, que entendem que os fundamentos da doutrina espírita estão presentes em nosso dia a dia.
Allan Kardec
Nome Completo: Denisard Hypolite Léon Rivail
Nascimento: 3 de outubro de 1804

Local: Lyon

Morte: 31 de março de 1869 aos 64 Anos

Causa: aneurisma cerebral

cônjuge Amélie Gabrielle Boudet
país de nacionalidade França
obra destacada O Evangelho segundo o Espiritismo