Aloísio Magalhães

Artista plástico

ALOÍSIO MAGALHÃES: ARTISTA PLÁSTICO REFERENCIAL NA ARTE BRASILEIRA

Aloísio Magalhães foi um artista brasileiro, referência para a arte plástica do país. Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1901, ele se destacou não só pela qualidade de seus trabalhos, mas também pela inclusão de elementos sociais e religiosos nas suas obras.

O artista plástico teve formação acadêmica em pintura e desenho. De início, foi influenciado pelo estilo acadêmico carioca e pelo movimento modernista, com importantes contribuições para o desenvolvimento e a consolidação da arte brasileira.

Dentre as principais obras do artista, destaca-se a série de quadros pintados para o Mosteiro de São Bento (1924-1928), que contou com o importante papel do mestre Deodoro em sua execução. Os trabalhos foram realizados a partir de pesquisas sobre pintura em madeira e suas técnicas de execução. Aloísio inseriu temáticas religiosas, bem como elementos do cotidiano brasileiro das cidades litorâneas e do campo, em variados estilos.

Aloísio foi também um grande mestre na arte de ilustração. Seus trabalhos de impressão de livros, jornais e revistas ganharam reconhecimento ao redor do mundo como modelo de estética modernista. Em particular, destaca-se a ilustração que realizou para o livro infantil A Lenda de Provence (1925).

Aloísio contribuiu também para aplicação da arte decorativa tanto em edifícios públicos quanto em residências, incluindo o Palácio Capanema e o Palácio Gustavo Capanema, ambos no Rio de Janeiro.

Aloísio Magalhães faleceu em 1981, mas seu trabalho e influência ainda hoje são perceptíveis na arte e na cultura do Brasil. Seus trabalhos inspiradores e inovadores o tornaram um referencial indiscutível na história da arte brasileira.

Formação acadêmica e início de carreira

Nascido em Recife, graduou-se em direito pela UFPE em 1950 enquanto trabalhava como cenógrafo. Estudou em Paris com bolsa do governo francês entre 1951 a 1953, depois voltou ao Brasil para fundar o Gráfico Amador.

Formação em design gráfico nos EUA

Em 1956, viajou para os Estados Unidos para estudar design gráfico e comunicação visual. Lá, publicou dois livros e lecionou na Academia de Belas-Artes da Pensilvânia.

Retorno ao Brasil e criação de escritório

Retornou ao Brasil em 1960 para abrir um escritório de design gráfico. Trabalhou para empresas privadas e órgãos públicos e contribuiu para a criação da primeira escola de design superior do Brasil.

Trabalhos famosos no design gráfico

Desenvolveu logotipos famosos como o do IV Centenário do Rio de Janeiro e o primeiro símbolo da Rede Globo. Representou o Brasil em eventos internacionais de design.

Atividades na gestão da cultura no Brasil

Trabalhou em projetos culturais, incluindo a coordenação no CNRC, foi membro do Conselho de Cultura do Distrito Federal e se tornou diretor do IPHAN e secretário de cultura.

Presidência da Fundação Nacional Pró-Memória

Na década de 1980, se dedicou à campanha de preservação do patrimônio brasileiro como presidente da Fundação Nacional Pró-Memória.

Aloísio Magalhães
Nascimento: 5 de novembro de 1927

Local: Recife

Morte: 13 de junho de 1982 aos 54 Anos
país de nacionalidade Brasil