Álvares de Azevedo

Poeta brasileiro

A vida e obra de Álvares de Azevedo, poeta brasileiro

Álvares de Azevedo (1831 – 1852) foi um poeta brasileiro, mais conhecido como o “poeta maldito”. Foi um dos principais autores do Romantismo no Brasil, tendo exercido influência sobre vários artistas posteriores.

Álvares de Azevedo nasceu nos arredores da cidade de São Paulo, em 1831. Seu pai era um militar e seu avô paterno um dos principais participantes da revolta de Inconfidência Mineira, o que evocou nascer nele uma consciência política espontânea.

Ele começou a escrever poesia aos 12 anos de idade, influenciado pela obra de Byron. No entanto, a tristeza e a melancolia das suas próprias experiências de vida foram um dos principais elementos que melhor Alvarés expressou na sua poesia.

Sua obra caracterizou-se por ser uma poesia gótica, cujo tema principal era a morte. Em sua obra, o autor descreveu a vida como um “sonho triste”, uma peregrinação perpétua em busca de um refúgio do qual não há retorno. As más escolhas e a sorte foram outros temas recorrentes nas suas poesias, bem como o drama da vida e da morte na qual tudo é passageiro.

Sua poesia teve muita influência na literatura brasileira posterior. Seu estilo dramático e melancólico se tornou um elemento essencial da literatura brasileira e foi usado como estilo e tema em trabalhos de outros autores da época.

Infelizmente, Álvares de Azevedo morreu trágicamente em 1852, aos 21 anos de idade. Sua morte entristeceu o mundo literário brasileiro da época, pois uma grande promessa poética havia sido perdida. Mesmo assim, sua obra continua sendo um marco na história da literatura brasileira e seu nome é lembrado com respeito e gratidão como o criador da poesia gótica no Brasil.
Álvares de Azevedo
Nascimento: 12 de setembro de 1831

Local: São Paulo

Morte: 25 de abril de 1852 aos 20 Anos

Causa: tuberculose

país de nacionalidade Império do Brasil
obra destacada Lira dos Vinte Anos
formação Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo