Ana Beatriz Barbosa Silva

Psiquiatra brasileira

A destacada psiquiatra brasileira Ana Beatriz Barbosa Silva tem dedicado sua carreira à luta contra questões de saúde mental na população brasileira. Ela vem desde sua graduação, iniciada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e vem sendo reconhecida nacionalmente por sua atuação.

Ana Beatriz é especialista em psiquiatria clínica, com certificação da Associação Brasileira de Psiquiatria, e tornou-se referência nacional para identificar, entender e tratar problemas mentais na população. Ao longo dos anos, ela tem participado de diversos projetos, como a campanha “Vamos cuidar da nossa saúde mental”, que buscou ampliar o acesso a tratamentos adequados para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Além disso, Ana Beatriz vem fomentando a pesquisa na área, tendo publicado mais de 20 artigos científicos e ministrado diversos cursos e palestras sobre psiquiatria e saúde mental. Ela preza pelos princípios da humanização e acredita que apenas com diálogo é possível entender e tratar adequadamente os pacientes.

Ana Beatriz também é uma defensora do uso terapêutico dos medicamentos, acreditando que o tratamento pode trazer benefícios significativos para muitas pessoas, ao mesmo tempo em que estimula a conscientização sobre a importância de se buscar outras formas de tratamento, como a terapia cognitivo-comportamental.

O trabalho dedicado de Ana Beatriz tem sido essencial para melhorar a saúde mental da população brasileira e para aproximar os serviços de saúde mental das pessoas que dela mais necessitam. Ela tem o compromisso de levar a mentalidade de cuidado para além da saúde, abraçando também temas como responsabilidade social e direitos humanos.

Trajetória educacional e profissional de Ana Beatriz Barbosa Silva

Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Além disso, Ana é diretora técnica das clínicas Medicina do Comportamento do Rio de Janeiro e em São Paulo.

Atuação clínica de Ana Beatriz Barbosa Silva

Como diretora técnica das clínicas Medicina do Comportamento do Rio de Janeiro e em São Paulo, Ana Beatriz Barbosa Silva presta atendimento direto a pacientes e supervisiona os profissionais de sua equipe. Seu trabalho é focado na área de psiquiatria, com especial interesse nos distúrbios do déficit de atenção.

Contribuições de Ana Beatriz Barbosa Silva para a divulgação da psiquiatria

Como escritora, Ana Beatriz Barbosa Silva realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas em diversos meios de comunicação sobre variados temas do comportamento humano. Em 2023, ela aprofundou sua contribuição para a disseminação do conhecimento em psiquiatria ao organizar seu próprio podcast, apelidado de 'Podpeople'.

Ana Beatriz Barbosa Silva
Nascimento: 30 de março de 1966 (57 Anos)

Local: Rio de Janeiro

país de nacionalidade Brasil
formação Universidade do Estado do Rio de Janeiro