Ana Cristina César

Poeta e tradutora brasileira

A poeta e tradutora brasileira Ana Cristina César é considerada uma das vozes mais importantes da cultura brasileira contemporânea. Ela nasceu no Rio de Janeiro em 1945 e faleceu precocemente no ano de 1983, vitimada de câncer no ovário, aos 38 anos.

Durante a sua curta carreira, Ana Cristina César conseguiu reunir grandes importantes obras literárias, tais como os livros “Viagem” (1972), “Sob o Sol Jaguar” (1973) e mais tarde em 1977, “Para Não Esquecer”. Além disso, a poeta participou de compilações de vários escritores e escreveu para várias revistas e jornais brasileiros, como Veja, O Globo, Realidade e Senhor.

Ana Cristina César também foi pioneira na arte da poesia e na tradução de clássicos da literatura brasileira. Seu trabalho de tradução de Oswald de Andrade incluía a versão dos poemas dos livros “Poesia para Todos”, “Pau-Brasil” e “Anacronismo”.

A poeta também teve um grande interesse na luta a favor dos direitos humanos, defendendo as causas dos oprimidos e marginalizados brasileiros. Ela foi uma forte defensora da literatura e cultura brasileiras e em suas obras literárias e poesias, sempre defendeu a valorização da cultura brasileira.

Após sua morte em 1983, Ana Cristina César tornou-se uma figura ícone da cultura brasileira contemporânea. Ela é lembrada como uma das mais importantes vozes da poesia brasileira.

Atualmente, existem inúmeras homenagens e prêmios em memória de Ana Cristina César. O prêmio literário ‘’Ana Cristina César’’ é concedido anualmente para o autor de melhor livro de poesia brasileira e o ‘’Prêmio de Excelência Cultural Ana Cristina César’’ é entregue a artistas da música, literatura e cinema brasileiro. Além disso, muitas escolas, ruas e prédios no Brasil foram nomeados em homenagem a poeta e tradutora brasileira.

Ana Cristina César sempre será lembrada como uma das principais vozes da cultura brasileira contemporânea. Seu trabalho como poeta e tradutora foi capaz de influenciar e inspirar gerações de artistas e criadores. Ela vive eternamente em nossas memórias.
Ana Cristina César
Nascimento: 2 de junho de 1952

Local: Rio de Janeiro

Morte: 29 de outubro de 1983 aos 31 Anos
país de nacionalidade Brasil