Ana Maria Machado

Escritora brasileira

A escritora brasileira Ana Maria Machado é considerada uma das principais vozes da literatura infanto-juvenil em língua portuguesa de nível internacional. Uma lenda viva no mundo da literatura, ela criou obras que se tornaram referência para o público infantil, instigando os jovens a pensar, imaginar e se desafiarem ao descobrir o mundo ao seu redor.

Ana Maria Machado nasceu em São Paulo, em 1941. Seu amor pela escrita surgiu ainda criança, quando teve contato com os livros de Walt Disney que a mãe ganhou de presente. Essa relação duradoura resultou em várias obras ao longo de sua carreira, sendo parte importante do imaginário infanto-juvenil brasileiro desde a década de 70.

Em suas obras, nota-se preocupação em abordar temas como amizade, identidade, gênero e responsabilidade. Seu grande sucesso reside na forma como ela consegue retratar a realidade, trabalhando com personagens que muitos se identificam. Outro fator destacável é a escrita leve e lírica, que encanta principalmente o público infantil.

Algumas de suas obras mais conhecidas são “A Menina e o Vento”, “O Segredo de Luísa”, “Contos de Fadas para Garotas Rebeldes”, “O Guardador de Rebanhos” e “O Labirinto”. Ela também escreveu romances para adultos, entre os quais estão “As Aventuras de Tom Bombadil”, “O Livro das Melhores Histórias” e “Os Últimos Dias da Escola”.

Durante sua carreira, Ana Maria Machado recebeu diversos prêmios importantes, como o Prêmio Hans Christian Andersen e o Prêmio Astrid Lindgren Memorial. Seu trabalho foi tão relevante que, em 1995, ela tornou-se a primeira mulher a receber o prêmio Jabuti na categoria de Melhor Livro Infantil.

Como escritora, Ana Maria Machado proporcionou muitas experiências e ensinamentos para os jovens leitores. O trabalho de sua vida é reconhecido não só por toda a literatura infanto-juvenil que ela criou, mas também por sua luta diária em prol da igualdade de gênero. Ela é um grande exemplo de como é preciso lutar pelos direitos das mulheres, e para isso ela usou seu maior dom: sua palavra.

Trajetória acadêmica e jornalística de Ana Maria Machado

Ana Maria Machado é formada em Letras pela Universidade do Brasil e lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos na Rádio Jornal do Brasil.

Contribuição de Ana Maria Machado para a literatura infantil

Ana Maria Machado foi uma das fundadoras, na década de 80, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Nessa década ela publicou mais de quarenta livros, e em 1981 recebeu o Prêmio Casa de las Américas com o livro De Olho nas penas.

Reconhecimento e premiações da literatura de Ana Maria Machado

O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado ocorreu em 2000, quando ela recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil. No mesmo ano foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 1978.

Ana Maria Machado
Nascimento: 24 de dezembro de 1941 (81 Anos)

Local: Rio de Janeiro

país de nacionalidade Brasil
formação École pratique des hautes études