Anaxágoras
Filósofo grego
O filósofo grego Anaxágoras foi um dos pensadores mais importantes da Grécia antiga. Ele nasceu no século 5 a.C., na cidade de Clazomene, na região de Ionia. Anaxágoras foi um dos precursores da filosofia naturalista, acreditando que todas as coisas eram compostas de uma infinidade de partículas indivisíveis.
Anaxágoras foi influenciado pelos pensamentos de Tales of Mileto. Acreditava que a matéria era infinitamente divisível e tinha propriedades magnéticas. Ele acreditou que as partículas tinham capacidade de mover-se e atrair ou repelir outras partículas. Esta foi a primeira teoria da gravidade de Anaxágoras.
Anaxágoras também acreditava que o Universo realmente não tinha começo nem fim. Ele foi o único dos principais filósofos da Grécia antiga a afirmar isso. Ele também acreditava que o Universo era governado por uma força inteligente, que ele chamou de "Nous". Era essa força de Nous que governava o movimento e a organização de todas as partículas.
Além de sua contribuição para a filosofia, Anaxágoras também foi importante para a astronomia. Ele foi o primeiro a descrever o Sol como sendo feito de matéria incandescente e acreditava que a Terra era uma esfera e se movia em torno do Sol. Ele também foi o primeiro a acreditar que a Lua refletia a luz do Sol, e não produzia luz própria.
Anaxágoras era conhecido como um dos primeiros filósofos gregos a pensar de maneira científica. Seu trabalho foi considerado inovador na época. Embora ele não tenha escrito muito sobre suas teorias, seu trabalho foi lembrado e influenciou muitos dos filósofos posteriores.
Anaxágoras faleceu em 430 a.C., em Lampsacus. Seu trabalho e legado na filosofia e na astronomia foram lembrados por séculos. É considerado um dos precursores do pensamento científico moderno.