André-Marie Ampère

Físico, cientista e matemático francês

Físico, cientista e matemático francês André-Marie Ampère é considerado o 'pai da Eletricidade'. Ele foi considerado um dos mais importantes contribuidores na história da física.

Nascido em 1775, em Poleymieux-au-Mont-d'Or, na França, Ampère começou a estudar física ainda criança. Sua família foi de grande importância para que ele se tornasse um cientista renomado. O pai de Ampère era um professor de línguas e passou o amor por ciência para o seu filho.

Começou seus estudos na Universidade de Lyon, onde estudou física, matemática e química. Ele foi o fundador da teoria eletromagnética e propôs o conceito de que o calor, luz, e força eletromagnética eram uma única força, que hoje conhecemos como energia eletromagnética.

Em 1820, ele propôs a lei que leva o seu nome, conhecida como Lei de Ampère. Essa lei descreve a interação magnética entre correntes elétricas. Esta lei foi a base para a compreensão dos efeitos eletromagnéticos, que são fundamentais para a tecnologia moderna.

Durante os anos seguintes, contribuiu com muitos artigos de física, matemática e eletricidade, a maioria dos quais foram publicados na revista Annales de Chimie et de Physique.

Ampère também desenvolveu os primeiros motores elétricos e era amplamente considerado como o pai da eletricidade.

Ampère morreu em 10 de maio de 1836, em Marseille, França.

Ampère é honrado por seu trabalho pela Royal Society of London, que lhe deu o Copley Medal em 1822, e o Sociedade de Ciências de Paris lhe deu o Grande Prêmio em 1827.

O nome de Ampère também foi dado à unidade de intensidade de corrente elétrica, o ampère.

Hoje, Ampère é lembrado por ter sido um dos principais pioneiros no estudo de eletricidade e magnetismo.
André-Marie Ampère
Nascimento: 20 de janeiro de 1775

Local: Lyon

Morte: 10 de junho de 1836 aos 61 Anos
país de nacionalidade França
obra destacada eletromagnetismo
formação Escola Politécnica