André Rebouças
Engenheiro e abolicionista brasileiro
Engenheiro e Abolicionista Brasileiro André Rebouças
André Rebouças (1838-1898) foi um engenheiro e ativista brasileiro que se destacou como líder abolicionista e participou ativamente na luta contra a escravatura no Brasil. Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, sendo filho de pais abolicionistas. Ainda na infância, mudou-se para Portugal, onde estudou teologia e engenharia.
Retornando à terra natal, Renouças trabalhou como professor, tornando-se pegado e marchando à frente de grupos abolicionistas. Além disso, publicou importantes obras sobre o tema, como os ensaios “O Direito da Liberdade” e “A Questão do Trabalho”.
Em sua vida pública, Renouças foi também nomeado diretor do Açucareiro do Império do Brasil e presidente do Clube Republicano do Rio de Janeiro. Ele lutou a favor de diversos outros direitos, como o direito à educação e o direito de votar para mulheres.
Em seu discurso mais célebre, intitulado “O Brasil de Amanhã”, Renouças ressaltou a necessidade de uma melhora na educação brasileira e o fim da escravatura, além de propostas que contribuiriam para a modernização da sociedade do seu tempo.
Rebouças foi também membro fundador do Partido Republicano Brasileiro e, em sua luta pelos direitos dos ex-escravos, estabeleceu cooperativas de associação de trabalhadores libertos.
Dessa forma, André Rebouças foi um ativista que se destacou ao longo de sua vida dedicada à luta pelos direitos humanos e à promoção da justiça social. Seu legado inspirou gerações posteriores de líderes abolicionistas e segue frutífero em muitas lutas por direitos humanos no Brasil.
Nascimento:
|
13 de janeiro de 1838 Local:
Cachoeira
|
Morte:
|
9 de abril de 1898 aos 60 Anos |
país de nacionalidade |
Brasil |