André Vidal de Negreiros

Militar, líder na expulsão dos holandeses

Militar líder na expulsão dos holandeses André Vidal de Negreiros

André Vidal de Negreiros foi um militar português que destacou-se durante a expulsão dos holandeses de Portugal, no início do século XVII. Ele foi o responsável por levar a cabo a maior derrota militar dos holandeses na região.

André Vidal nasceu em Braga, em 1560, e começou a sua carreira militar na Guerra dos Quatro Dias, lutando para ajudar a expulsar os holandeses. Ele foi um dos principais líderes do exército português, liderando a frente de batalha na véspera do Dia de Todos os Santos de 1641.

A vitória portuguesa foi esmagadora e os holandeses tiveram que retirar-se de Portugal. O sucesso de André foi reconhecido e ele recebeu o título de Conde de Salvação, bem como o comando das tropas portuguesas na campanha seguinte, que foi na Holanda.

Depois de ajudar Portugal a ganhar a Huída dos Holandeses, André foi nomeado senador do Conselho de Guerra. Mais tarde, foi promovido a Marechal de Campo, tornando-se o primeiro Marechal de Campo português. Além disso, foi nomeado Conde da Praia Verde, um título que foi criado em sua honra.

André foi um grande líder militar português que contribuiu de forma decisiva para a expulsão dos holandeses de Portugal. Ele era conhecido pela sua coragem, determinação e habilidade em liderar as tropas. É uma figura importante na História de Portugal, que sempre será lembrada com orgulho.
André Vidal de Negreiros
Nascimento: 1 de janeiro de 1606

Local: Capitania da Paraíba

Morte: 3 de fevereiro de 1680 aos 74 Anos
país de nacionalidade Brasil