Aníbal Beça
Poeta brasileiro
O Poeta brasileiro Aníbal Beça é um dos mais importantes poetas contemporâneos brasileiros e uma das grandes personalidades que construíram a história literária brasileira.
Aníbal Beça nasceu em 11 de julho de 1945, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde pequeno, mostrava interesse na poesia, escrevendo versos nos seus tempos de escola primária.
Aos 16 anos de idade, Aníbal Beça foi aceito no curso de Direito na Universidade do Estado de Minas Gerais. A experiência universitária, entretanto, não teve nenhuma influência significativa na carreira literária de Aníbal Beça, pois seu interesse sempre foi a poesia.
Após o fim do curso universitário, ele voltou-se para a poesia de maneira ainda mais intensa. Em 1973, Art Editora publicou seu primeiro livro, “Poemas”, que foi um grande sucesso de crítica e público.
Aníbal Beça também já foi membro da Academia Brasileira de Letras, tendo sido eleito em 1986. Sua poesia é profundamente influenciada por movimentos literários brasileiros, mas também mantém uma conexão com o universo lusófono, devido às suas fortes ligações com Portugal, onde viveu durante alguns anos.
A grande maioria de seus poemas estão escritos na língua portuguesa, mas também tem obras em espanhol, inglês e francês. Sua poesia se baseia em temas como a natureza, o amor, a vida e a morte, a liberdade, a história e a memória.
Durante sua longa carreira, obteve vários prêmios importantes, como o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Poesia e o Prêmio Brasília de Literatura. Além disso, trabalhou também como tradutor, ensaísta e crítico literário.
Aníbal Beça é considerado um dos maiores poetas da atualidade no país, cuja obra é admirada e respeitada por leitores de todas as idades. Ele morreu em março de 2019, deixando um importante legado para a literatura brasileira.
Nascimento:
|
13 de setembro de 1946 Local:
Manaus
|
Morte:
|
25 de agosto de 2009 aos 62 Anos |
país de nacionalidade |
Brasil |