Aníbal Machado

Escritor brasileiro

Famoso Escritor Brasileiro Aníbal Machado e sua Importância na Literatura Nacional

O escritor brasileiro Aníbal Machado é considerado um dos mais importantes escritores da literatura nacional. Nascido em 1885 na cidade de Cataguases, Minas Gerais, Aníbal teve uma infância marcada por doenças e privações, o que o impediu de frequentar a escola por muito tempo. No entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e começou a trabalhar como professor aos 16 anos.

O trabalho de Aníbal Machado como professor lhe permitiu aprimorar sua educação e passou a frequentar o que hoje é conhecido como a Academia de Letras de Cataguases, onde estabeleceu um profundo diálogo com outros escritores locais.

A carreira literária de Aníbal começou aos 24 anos, com o romance “A Clave”, que lhe rendeu grandes elogios. A partir daí, sua obra passou a se tornar mais abrangente e incluiu poesias, contos, crônicas, ensaios e romances.

Outras obras que consolidaram a literatura de Aníbal Machado incluem “O Poema do Amor e da Morte”, “O Retrato de Dorian Gray” e “Plataforma”. Seu trabalho mais consagrado, “Rosa”, foi publicado em 1918 e ganhou alguns dos mais importantes prêmios literários de seu tempo.

Além de escrever, Aníbal também atuou como editor e crítico literário. Seus ensaios sobre crítica literária foram publicados em diversas revistas e jornais, assim como suas poesias.

A contribuição de Aníbal Machado à literatura brasileira foi inestimável. Apesar de não ter vivido para ver o reconhecimento de sua obra, Aníbal é, até hoje, considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.
Aníbal Machado
Nascimento: 9 de dezembro de 1894

Local: Sabará

Morte: 20 de janeiro de 1964 aos 69 Anos
país de nacionalidade Brasil