Anne Frank

Vítima do holocausto nazista

O Holocausto, chamado também de Shoá, foi o genocídio perpetrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Estima-se que cerca de 17 milhões de pessoas foram assassinadas: judeus, ciganos, homossexuais, dissidentes políticos, deficientes mentais ou físicos, e outras minorias. Uma das vítimas dessa barbárie foi Anne Frank, a jovem judia de quatorze anos que se tornou um símbolo daqueles anos negros da história da humanidade.

Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929, na Alemanha. Em 1933, quando os nazistas subiram ao poder, a família Frank foge para a Holanda, onde encontra refúgio. Anne vivia com seus pais e sua irmã, Margot. A vida da família mudou para sempre quando, em 1º de julho de 1942, ela, aos treze anos, juntamente com sua família, foi obrigada a se refugiar no conhecido "Annexo Secreto", no centro de Amsterdã. Durante o período de dois anos em que permaneceram escondidos, Anne escreveu um diário, publicado em 1947 com o título de "A menina do diário de Anne Frank".

Anne era uma menina inteligente e idealista. No diário ela escreveu sobre a vida no esconderijo, seus estudos, seus sentimentos, sua fé em Deus, sua família e amigos, e seu sonho de um mundo melhor. Seu diário foi traduzido para diversas línguas e tornou-se um best-seller mundial, revelando assim um vislumbre de como foi o Holocausto para os milhões de pessoas que foram vítimas dele.

No entanto, a história de Anne termina tristemente. Em 4 de agosto de 1944, ela e a sua família foram descobertos pelas autoridades nazistas e enviados para campos de concentração alemães, onde ela e sua irmã morreram de fome. Seu pai, o único membro da família sobrevivente, recebeu o diário após a Segunda Guerra Mundial e o publicou.

Anne Frank, por meio do seu diário, é hoje lembrada como símbolo daqueles que foram vítimas do Holocausto. Seu diário mostra que, mesmo diante de um dos mais brutais regimes políticos da história, a esperança de um mundo melhor ainda poderia ser encontrada. Sua memória ainda vive e servirá para sempre como lembrete da força e da esperança daqueles que lutaram e morreram durante o Holocausto.
Anne Frank
Nome Completo: Annelies Marie Frank
Nascimento: 12 de junho de 1929

Local: Frankfurt

Morte: 1 de fevereiro de 1945 aos 15 Anos

Causa: tifo

país de nacionalidade Alemanha
obra destacada Diário de Anne Frank