Antoni Gaudí

Arquiteto

Antoni Gaudí, um dos arquitetos mais influentes do século XX, é hoje reverenciado como um dos maiores gênios da arquitetura modernista de todos os tempos.

Gaudí nasceu na Espanha em 1852, e estudou arquitetura na Escola Superior de Arquitetura de Barcelona. A obra-prima de Gaudí foi a construção da Basílica da Sagrada Família, que começou em 1882 e ainda está em andamento.

Gaudí era conhecido por sua abordagem excêntrica à arquitetura e usava formas orgânicas e movimento natural para criar seus edifícios. Isso resultou em edifícios distintos e inovadores. Seus projetos incluíram a Casa Milà e Casa Batlló em Barcelona, o Parque Güell em Barcelona, a Casa Vicens em Barcelona, a Catedral de Mallorca em Palma de Maiorca e muitos outros.

Gaudí foi influenciado por sua crença católica e incorporou elementos religiosos em sua arquitetura. Ele usou formas florais complexas em suas construções, inspiradas na criação divina. A Basílica da Sagrada Família de Gaudí contém elementos bíblicos como águias, leões, touros e outros símbolos.

Gaudí faleceu em 1926 e seu legado continua sendo um exemplo de inovação e genialidade na arquitetura modernista. Seus edifícios únicos têm servido de inspiração para muitos outros arquitetos e seu trabalho continua sendo estudado e admirado por todos aqueles que se interessam por arquitetura modernista. Em 1984, a UNESCO adicionou a catedral de Gaudí ao Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecendo a eminente contribuição de Gaudí para a humanidade.
Antoni Gaudí
Nascimento: 25 de junho de 1852

Local: Reus

Morte: 10 de junho de 1926 aos 73 Anos
país de nacionalidade Espanha
obra destacada Adegas Güell
formação Escola de Llotja