Antonio Salieri
Músico italiano
Músico italiano Antonio Salieri: O gigante da música clássica
O talentoso compositor italiano Antonio Salieri foi considerado um dos maiores músicos italianos do século XVIII e seu trabalho influenciou grandemente a música ocidental clássica. Salieri foi um importante compositor real da ópera italiana do século XVIII e ajudou a estabelecer a forma moderna da ópera italiana.
Nascido em 18 de agosto de 1750, perto de Verona, Itália, Antonio Salieri foi o filho de Lorenzo, um comerciante de vinhos, e música amadora de talento. Sua paixão pela música foi visível quando ele era criança, e ele foi enviado para estudar com o mestre de música Giuseppe Tartini em Padova. Ele tinha apenas 13 anos quando foi aceito como discípulo de Tartini. Foi com ele que Salieri desenvolveu sua habilidade musical e obteve uma reputação como músico extremamente talentoso.
Após sua formação, em 1774, Salieri foi para Viena, na Áustria, onde obteve um cargo de maestro na Corte Imperial. Ele logo tornou-se um dos mais prósperos compositores da ópera no país, tendo colaboração de vários libretistas e autores. Seu grande trabalho de sucesso, As Alegrias de Young Robin, foi exibido pela primeira vez em 1790. Entre os outros trabalhos de destaque de Salieri destacam-se Armida, Tarare, Les Horaces e Axur, Re d'Ormus.
Além da ópera, Salieri também compôs numerosas músicas religiosas, assim como grandes cantatas e motetes. Sua obra também inclui várias sinfonias, concertos e partituras de teatro. Seu estilo musical é marcado por melodias simples e intemporais, além de um senso de balanço e clareza harmônica.
No entanto, hoje em dia, Salieri ainda é lembrado principalmente por causa de sua lenda urbana infame. Por muitos anos, acreditou-se que Salieri tinha assassinado o compositor alemão Mozart por inveja. No entanto, isso é provavelmente uma demonização injusta e não foi provado de forma alguma.
Antonio Salieri foi premiado durante toda a vida e é lembrado como um dos maiores compositores italianos de todos os tempos. Seu legado continua a ser sentido em todo o mundo, com muitos de seus trabalhos sendo executados até hoje.
Nascimento:
|
18 de agosto de 1750 Local:
Legnago
|
Morte:
|
7 de maio de 1825 aos 74 Anos Causa:
acidente vascular cerebral
|
país de nacionalidade |
Império Austríaco |