Aquiles
Herói grego
Aquiles, o herói grego
O herói grego Aquiles tornou-se mundialmente famoso graças à Iliada, de Homero. A lenda de Aquiles, o grande guerreiro e imbatível lutador, que por ter saudades de sua terra natal e de sua família, foi um dos personagens mais importantes da Tróade.
Aquiles foi o filho mais velho de Peleu, rei de Fítia, e Thetis, uma ninfa do mar. Quando Aquiles foi criado, seu pai já o via como um grande guerreiro, mas Thetis queria proteger seu filho a qualquer custo. Então ela o mergulhou em a águas do rio Styx de modo que se tornasse imune à morte. Ela somente não cobriu seu calcanhar com a água do rio, e este passou a ser o seu ponto fraco, pois foi por ali que o flecha mortal deixada por Paris para matar Aquiles entrou.
Aquiles também era conhecido pela fúria e coragem com que lutava, e estas características ficaram mais longas quando sua namorada Briseida foi sequestrada por Agamenon. Assim, tornou-se um dos principais soldados das tropas gregas lutando contra os Troianos na Guerra de Troia. Com a sua espada, Aquiles conseguiu grandes vitórias nessa guerra, e se tornou a figura central da Tróade.
No entanto, em meio à batalha, Aquiles foi abatido por um dardo de Paris, que foi em sua direção com a ajuda de Apolo. A lenda diz que uma lágrima deixada por Aquiles foi o preço que pagou pela sua coragem.
Assim, a lenda de Aquiles tornou-se um símbolo da força, coragem e habilidade de um herói grego. Embora seu destino tenha sido trágico, Aquiles continua sendo uma das figuras históricas mais importantes da literatura, e é reverenciado até os dias atuais.