Aracy Guimarães Rosa
Burocrata brasileira
A brasileira Aracy Guimarães Rosa é uma das mais importantes e destacadas burocratas do nosso país. Natural de Minas Gerais, ela é mestre em administração pública pela Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente trabalha como secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais.
Nos últimos anos, ela tem trabalhado para promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado, buscando soluções inovadoras para desafios da administração pública. Foi graças a sua liderança e expertise que diversas políticas foram implementadas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas em Minas Gerais, entre elas o Programa de Propriedade Intelectual, a Lei de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Minas Gerais e o Programa de Inovação por meio de crowdsourcing.
Também destacam-se as grandes conquistas proporcionadas às mulheres. Aracy Guimarães Rosa foi uma das responsáveis pela inclusão de mulheres no acesso a financiamentos públicos em Minas Gerais, assim como pelo projeto de incentivos para a contratação de mulheres no setor privado. Além disso, ela é uma grande defensora dos direitos das mulheres e tem lutado pela diversidade e melhoria da representação feminina nas esferas políticas, principalmente aquelas dizem respeito às lideranças politico-administrativas.
Com o seu trabalho pioneiro e compromisso com o bem-estar da população, Aracy Guimarães Rosa conquistou inúmeros prêmios e reconhecimentos. Entre eles, o Prêmio Brasil de Qualidade, o Prêmio Gestor Público do Ano e a Medalha do Mérito Judiciário de Minas Gerais.
É inegável a grande contribuição trazida por Aracy Guimarães Rosa à burocracia brasileira e ao desenvolvimento do nosso país. Ela é um exemplo de força e determinação para as mulheres que estão lutando por seus direitos e pelo reconhecimento de suas capacidades. É certo que ela continuará a inspirar gerações para que tenham metas mais altas e contribuam para o nosso país de forma significativa.
Nascimento:
|
5 de dezembro de 1908 Local:
Paraná
|
Morte:
|
3 de março de 2011 aos 102 Anos Causa:
doença de Alzheimer
|
cônjuge |
Guimarães Rosa |
país de nacionalidade |
Brasil |