Aristóteles

Filósofo grego

Filósofo Grego Aristóteles

Aristóteles foi um dos mais importantes filósofos da história da humanidade.Nascido na cidade de Estagira, região da Macedônia, em 384 a.C., Aristóteles tornou-se discípulo de Platão e se tornou um dos maiores intelectos da antiguidade.

Aristóteles era o professor de Alexandre, o Grande, e ajudou-o a ter um mundo melhor. Ele foi um dos primeiros filósofos a pesquisar sobre diversas áreas do conhecimento humano, incluindo física, biologia, política e moral.

A filosofia de Aristóteles, chamada Aristotelismo, relaciona a essência de um objeto com sua função. Ele argumentava que a essência de uma coisa está em seu uso, e não seu potencial. Princípios básicos como o "conhecimento é poder" e "ser forte é importante" foram desenvolvidos por sua filosofia.

Aristóteles enfatizou a importância da busca do conhecimento na prática da vida humana e enfatizou o avanço científico, além de incentivar o debate entre os intelectuais antigos. Ele argumentou que a verdade era descoberta pela observação e experimentação e não pela crença em dogmas religiosos.

Aristóteles foi o maior influenciador da lógica e do pensamento crítico. Sua obra "Organon" foi usada por muitos filósofos posteriores para desenvolver o raciocínio lógico. Ele abordou a lógica de uma forma mais detalhada do que seu mestre Platão e foi o primeiro a usar as categorias lógicas como “universal”, “particular”, ”pertencente” e “contrário”.

Como um dos maiores educadores da antiguidade, Aristóteles foi excepcionalmente influente na educação grega antiga. Suas ideias sobre educação foram usadas pela maioria das escolas gregas durante séculos.

A filosofia de Aristóteles influenciou diretamente gerações intelectuais como os pensadores medievais Thomas Aquino e Avicena, assim como o filósofo moderno Immanuel Kant. Seu legado sobrevive e é extremamente influente e relevante até os dias de hoje. Por essa razão, Aristóteles é considerado um dos mais importantes filósofos da história.

Contexto familiar e inicial de Aristóteles

Aristóteles nasceu em Estagira, Trácia, filho de Nicômaco, médico do rei macedônio Amintas III. Existe algum debate sobre a influência da medicina na família de Aristóteles sobre seu interesse pela biologia e fisiologia.

Educação de Aristóteles em Atenas

Aristóteles mudou-se para Atenas, o principal centro intelectual da Grécia Antiga, aos 16 ou 17 anos para continuar seus estudos. Ele se juntou à Academia de Platão, onde permaneceu por vinte anos, até a morte de Platão.

Carreira acadêmica de Aristóteles

Após a morte de Platão, Aristóteles deixou Atenas devido à mudança de direção acadêmica para a matemática. Ele viajou para Atarneu e Assos, onde dirigiu uma escola. Durante esse período, ele conheceu e trabalhou com Teofrasto.

Aristóteles e Alexandre, o Grande

Filipe II da Macedônia escolheu Aristóteles como tutor de seu filho, Alexandre, o Grande. Acredita-se que a tutela de Alexandre por Aristóteles durou entre dois e três anos. No entanto, pouco se sabe sobre este período na vida de Aristóteles.

Estabelecimento do Liceu de Aristóteles

Em 335 a.C., Aristóteles fundou sua própria escola, conhecida como O Liceu. Abrangendo várias áreas de estudo, a escola também abrigou uma das primeiras grandes bibliotecas da antiguidade. Depois de estabelecer o Liceu, Aristóteles experimentou a perda de sua esposa, Pitias.

Morte e legado de Aristóteles

Com a morte de Alexandre e uma reação antimacedônia em Atenas, Aristóteles fugiu para Cálcis, onde morreu de causas naturais. Deixou um testamento pedindo para ser enterrado ao lado de sua esposa e nomeou seu aluno Antípatro como chefe executivo.

Aristóteles
cônjuge Pítia
obra destacada Constituição dos Atenienses
formação Academia de Platão