Arquimedes

Físico grego

Um dos maiores físicos da história, Arquimedes nasceu na cidade grega de Siracusa no ano de 287 a.C. Apesar de não ser o único cientista de sua época, seu trabalho se destaca por sua contribuição decisiva para o desenvolvimento da física e da matemática.

Suas principais contribuições foram a lei de hidrostática, que trata do equilíbrio e da pressão dos líquidos, a lei dos paralelogramos dos vectores, que se refere às propriedades geométricas dos vectores, a teoria da catenária, que trata do arco de uma corda tensa, e o método de integral mais conhecido como o método de Arquimedes.

Além disso, Arquimedes inventou o parafuso de Arquimedes, um dispositivo usado para levantar água para irrigar campos. Ainda considerado um dos mais sofisticados mecanismos de sua época, o dispositivo foi descoberto nos restos de um navio de 2000 anos atrás, e foi usado por diversas culturas ao longo da história.

Arquimedes também se destacou por suas invenções militares, como catapultas, âncoras de engate rápido e outros dispositivos mecânicos usados durante o cerco de Siracusa.

Arquimedes é considerado um dos principais fundadores da Física. Seu trabalho tem servido de base para muitas descobertas científicas nos últimos séculos. Seu trabalho inspirou muitos cientistas, e suas contribuições ainda são estudadas até hoje na Física.
Arquimedes