Arthur Rimbaud

Poeta francês

O poeta francês Arthur Rimbaud (1854-1891) é um dos mais importantes nomes da poesia moderna. Nasceu na cidade de Charleville-Mézières, na região de Ardenas, na França. Se tornou famoso por sua obra poética, que rejeitava a metafísica e se baseava em imagens mais diretas da realidade.

Rimbaud teve uma infância complicada, enfrentando a pobreza e os conflitos com a família. Terminou seus estudos em Charleville e, em 1871, embarcou para Paris, onde conheceu o poeta Paul Verlaine. A partir de então, Rimbaud se tornou sua protégé e se afastou da poesia tradicional, optando por uma linguagem livre e experimental.

Rimbaud escreveu a maior parte de sua produção poética entre 1870 e 1874. Em 1873, publicou seu primeiro livro de poemas, intitulado "Les Illuminations". Neste livro, ele redefiniu totalmente o significado da poesia, com seus versos cheios de imagens poderosas e expressões originais.

Durante esse período, Rimbaud e Verlaine tiveram um relacionamento turbulento, que acabou em desentendimentos e até mesmo violência. Rimbaud começou a explorar o mundo e visitou vários países como Inglaterra, Suíça, Holanda, Alemanha, Itália e Egito.

Em 1875, Rimbaud largou a poesia definitivamente para se dedicar ao comércio internacional. Ele morreu aos 37 anos de tuberculose, deixando para trás sua obra marcante e original.

Rimbaud teve um profundo impacto na poesia moderna ao longo do século XX, especialmente entre os movimentos dadaísta, surrealista e de vanguarda. Seu legado ainda é sentido nos dias de hoje, com poetas contemporâneos inspirados por suas obras e seu estilo.

A conturbada saúde física de Rimbaud

Rimbaud desenvolveu sinovite em seu joelho direito, tendo posteriormente constatado um carcinoma no mesmo. Esse quadro o forçou a partir para a França em 9 de maio de 1891, sendo admitido num hospital em Marselha. Depois de uma série de procedimentos, incluindo a amputação de sua perna em 27 de maio, descobriu-se que Rimbaud estava lutando contra um câncer.

Constantes deslocamentos de Rimbaud em busca de cura

Após a difícil recuperação hospitalar, Rimbaud teve uma breve pausa na casa de sua família, mas logo em seguida decidiu retornar à África. Entretanto, sua saúde ficou cada vez mais debilitada durante a viagem, e ele teve que ser readmitido no mesmo hospital em Marselha.

A morte prematura de Rimbaud

Com o passar do tempo, Rimbaud passou a sofrer ainda mais com a doença, inclusivamente recebendo visitas esporádicas de sua irmã Isabelle. Porém, sua batalha contra o câncer acabou em 10 de novembro de 1891, quando Rimbaud faleceu, com apenas 37 anos. Seu corpo foi enterrado no jazigo da família em Charleville.

Arthur Rimbaud
Nome Completo: Jean Nicolas Arthur Rimbaud
Nascimento: 20 de outubro de 1854

Local: Charleville

Morte: 10 de novembro de 1891 aos 37 Anos

Causa: câncer ósseo

país de nacionalidade França