Arthur Zanetti

Ginasta brasileiro

O ginasta brasileiro Arthur Zanetti, de 28 anos, é considerado um dos maiores gênios do esporte brasileiro. O atleta, que competiu na Olimpíada de 2016, foi o primeiro brasileiro a conquistar o ouro individual em ginástica artística na história da competição.

Natural de São Paulo, Zanetti iniciou sua carreira como ginasta ainda pequeno e se destacou rapidamente nas competições, tendo se tornado campeão brasileiro e sul-americano de ginástica artística diversas vezes.

Em 2008, Arthur conquistou o seu primeiro título mundial, vencendo o Campeonato Mundial de Ginástica Artística em estilo livre. Nos anos seguintes, ele manteve suas boas performances, ganhando o ouro na Olimpíada da Juventude de 2010 e se tornando campeão mundial novamente em 2013 e 2014.

Além disso, Zanetti também foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Desde que obteve seu título de ouro olímpico, Arthur é visto como um dos grandes símbolos do esporte brasileiro. Ele é um ícone nacional para muitos jovens que se inspiram no seu espírito de luta e dedicação constante.

Além das competições olímpicas, Zanetti também é bastante reconhecido por sua carreira na ginástica artística, onde é um dos principais atletas do país.

Atualmente, Zanetti divide seu tempo entre treinos e competições, além de dedicar tempo para projetos de divulgação das olimpíadas no Brasil. Seu desempenho como ginasta continuará servindo de inspiração para muitas pessoas, e continuará sendo um representante do esporte brasileiro por muitos anos.

Início da carreira e primeiras competições

Iniciou a prática de ginástica aos 7 anos no SERC Santa Maria, de sua cidade natal. Conquistou títulos brasileiros e internacionais nas categorias infantil e juvenil. Em 2007, foi convocado para a seleção adulta para a disputa do Mundial de Stuttgart, na Alemanha. Em 2009, em Londres, ficou em quarto nas argolas.

Conquista de medalhas e destaque internacional

Participou da Universíada de 2011, na China, conquistando a medalha de ouro nas argolas. No Mundial da modalidade, foi vice-campeão. Nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, foi novamente segundo colocado em sua especialidade e conquistou a inédita medalha de ouro por equipes.

Título olímpico em Londres 2012

Em Londres 2012 conquistou a medalha de ouro nas argolas, tornando-se campeão olímpico. Na disputa, superou Chen Yibing, tetracampeão mundial e vencedor em Pequim 2008.

Campeonato mundial e Universíade de Kazã

Em outubro de 2013, conquistou a medalha de ouro na modalidade de argolas no campeonato mundial de ginástica, e se tornou o maior atleta brasileiro da história da ginástica artística. Na Universíade de Kazã, na Rússia, também conquistou o ouro.

Conquistas recentes e Jogos Pan-Americanos de 2019

Foi bicampeão nos Jogos Sul-Americanos de 2014, e conquistou a medalha de ouro em sua especialidade e a de prata por equipes nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto. Nas Olímpiadas do Rio 2016, conquistou a medalha de prata nas argolas. Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, conquistou a medalha de ouro por equipes.

Arthur Zanetti
Nascimento: 16 de abril de 1990 (33 Anos)

Local: São Caetano do Sul

país de nacionalidade Brasil