Ataulfo Alves

Compositor e cantor brasileiro

Ataulfo Alves: Uma Lenda da Música Popular Brasileira
Ataulfo Alves foi um compositor e cantor brasileiro, considerado um dos maiores compositores e intérpretes de música popular brasileira. Nascido em 1929 em São Miguel do Tapuio, cidade do estado do Piauí, iniciou sua carreira musical aos 15 anos, cantando em programas de rádio locais.

Ataulfo não teve muito acesso à educação oficial, mas aprendeu sozinho a tocar violão e a compor, sendo o primeiro de uma família de onze irmãos a frequentar a Escola de Música da Universidade Federal do Piauí.

Com um repertório vasto e extremamente variado, suas músicas trespassaram as fronteiras do Nordeste e se tornaram conhecidas em todos os cantos do país, sendo responsável por composições inesquecíveis do cancioneiro brasileiro, como “Cristal quebrado”, “As rosas não falam” e “Morena boca de ouro”.

Além da grande influência que teve na música popular brasileira, Ataulfo também foi um grande incentivador da cultura do Piauí, criando a festa folclórica e popular São João em Teresina, a capital do estado.

Ataulfo Alves é uma das maiores lendas da música popular brasileira, e sua contribuição para a cultura musical é inigualável. Seu legado e suas músicas ficarão para sempre na memória dos ouvintes que curtiram e cantaram os seus sucessos.
Ataulfo Alves
Nome Completo: Ataulfo Alves de Sousa
Nascimento: 2 de maio de 1909

Local: Miraí

Morte: 20 de abril de 1969 aos 59 Anos
país de nacionalidade Brasil