Auguste Renoir

Pintor francês

O pintor francês Auguste Renoir (25 de fevereiro de 1841 – 3 de dezembro de 1919) foi um dos mais importantes pintores impressionistas da história. Renoir nasceu em Limoges, no sudoeste da França. Seu pai, Leon Renoir, era sapateiro do exército, e sua mãe, Marguerite Merlet, era meio professora de dança.

Renoir começou a estudar pintura em 1861, quando foi para Paris. Ele estudou arte na Académie Suisse e, mais tarde, na Académie des Beaux-Arts. Na época, as principais influências de Renoir foram pintores como Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley e Camille Pissarro.

Em 1874, Renoir organizou a Primeira Exposição dos Impressionistas, na Galerie Durand-Ruel. Suas obras nessa exposição incluíam "Almoço nas telhas da Tuileries" e "Bouquet de Cerceaux", que são consideradas como algumas das melhores obras impressionistas de Renoir.

Ele passou os próximos dez anos produzindo uma série de obras sobre temas como mulheres, natureza e retratos. Suas obras nessa época foram marcadas por uma mistura única de luz e sombra, bem como cores vibrantes.

Durante os últimos anos de sua vida, Renoir se mudou para Cagnes-sur-Mer, na Riviera francesa. Seus últimos trabalhos foram marcados por temas marinhos, como seus retratos de pescadores.

Auguste Renoir continuará para sempre como um dos maiores nomes da pintura impressionista. Suas obras estão espalhadas por todo o mundo, e algumas das mais famosas são a "Mulher de Trás" (1876) e a "Mulher com o Chapéu" (1886). A obra de Renoir foi uma contribuição significativa para o impressionismo e ainda é admirada por muitos hoje em dia.
Auguste Renoir
Nascimento: 25 de fevereiro de 1841

Local: Limoges

Morte: 3 de dezembro de 1919 aos 78 Anos

Causa: pneumonia

cônjuge Aline Charigot
país de nacionalidade França
obra destacada As Duas Irmãs
formação Escola Nacional Superior das Belas-Artes