Augusto dos Anjos

Poeta Brasileiro

Poeta Brasileiro Augusto dos Anjos: Uma Vida Marcada Pela Tragédia

Augusto dos Anjos foi um poeta brasileiro que viveu entre 1886 e 1913. A sua vida foi marcada pela tragédia, tendo sido vítima de diversas doenças graves que afectaram a sua saúde mental e física. Augusto dos Anjos nasceu no Recife, tendo mais tarde se mudado para São João da Boa Vista para concluir os seus estudos. Durante este período, o seu trabalho literário refletiu a sua experiência pessoal, regularmente descrevendo a natureza sombria da vida, a dor da tristeza e a solidão infinita. O seu estilo literário era influenciado pelo Romantismo e pelo simbolismo alemão, onde criou a sua própria linguagem poética, marcada pela sutil ironia e por imagens visuais e metafóricas.

A obra de Augusto dos Anjos foi publicada em dois volumes: “Campos de Castigo” (1910) e “Eu” (1911). A sua obra expressou a sua desilusão e isolamento em relação ao mundo. O seu poema mais famoso, “Eu”, retrata a sua experiência de solitário eterno, ao expressar a sua revolta com o fato de ser visto como um objeto estranho, solitário e deslocado da sociedade. O poema “Campos de Castigo” considerado por muitos como o seu melhor trabalho, cuidadosamente descreve a paisagem de escombros deixada pela humanidade sobre a natureza e a vida. Ele tem sido descrito como um manifesto contra a avaliação racional dos ideais humanos e velhos - ideais que causaram a morte da sua vida e da sua alma.

Augusto dos Anjos morreu em 1913, aos 27 anos de idade, após sofrer de depressão e tuberculose. A sua morte precoce e trágica aumentou a fama dos seus poemas, que refletem a sua desilusão com a vida e uma aversão pelo mundo material. Augusto dos Anjos deixou um legado que é agora famoso por todo o Brasil e foi influente na poesia moderna brasileira.
Augusto dos Anjos
Nascimento: 20 de abril de 1884

Local: Sapé

Morte: 12 de novembro de 1914 aos 30 Anos

Causa: pneumonia

país de nacionalidade Brasil
obra destacada Eu
formação Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco