H.P Lovecraft

Escritor estadunidense

“H.P Lovecraft” é um escritor estadunidense conhecido por seu trabalho na literatura de horror e fantasia. Nascido em 20 de agosto de 1890, em Providence, Rhode Island, H.P Lovecraft foi reconhecido como um dos mais importantes escritores do gênero de horror do século XX.

Criador do chamado “Mitos de Cthulhu”, Lovecraft é considerado o principal responsável pela criação de uma das mais importantes e influentes mitologias fantásticas já criadas. Esta mitologia consiste em um grupo de criaturas e seres de dimensões espaciais criados por Lovecraft, que centralizam forças de natureza desconhecida e ambientes de terror e locais sobrenaturais.

H.P Lovecraft também foi reconhecido por seu estilo literário único e pela construção de narrativas envolventes centradas na investigação de fenômenos sobrenaturais e arrepiantes. Suas obras geralmente exploram o misticismo, a paranoia e a fobia, com uso de metáforas e descrições extremamente detalhadas de paisagens fantásticas.

Lovecraft foi influenciado por autores como Edgar Allan Poe e Lord Dunsany, além de ter contribuído diretamente para a evolução do terror moderno ao criar narrativas e ambientes únicos. Suas obras foram amplamente publicadas e adaptadas para outras formas de mídia, como filmes, séries de TV, jogos, quadrinhos e literatura juvenil, entre outros.

Suas obras abrangem não apenas ficção científica, mas também temas filosóficos e transcendentais, que podem ser interpretados de diversas maneiras. H.P Lovecraft é visto como um dos maiores nomes da literatura estadunidense e, hoje, seu legado é reverenciado como um dos mais importantes nomes no gênero de horror.

Desconhecido em vida: Lovecraft e o Círculo de Escritores

Lovecraft teve suas histórias publicadas em revistas pulp famosas, contudo permaneceu obscurso durante a vida. Regularmente correspondia-se com escritores, como Clark Ashton Smith e August Derleth, mesmo sem conhecê-los pessoalmente. Eles, juntamente a Lovecraft, compunham o 'Círculo de Lovecraft', cujos escritos frequentemente se referenciavam mutuamente.

O legado póstumo de Lovecraft: Arkham House e a Cosmologia Derleth

Após a morte de Lovecraft, August Derleth fundou a Arkham House para preservar e publicar as obras do falecido escritor. Derleth não apenas manteve a obra de Lovecraft, mas expandiu-a criando uma cosmologia com uma guerra entre Deuses Anciões e Deuses Exteriores e associando diferentes deidades aos elementos da natureza.

A influência imortal de Lovecraft na cultura moderna

Lovecraft converteu-se póstumamente em uma influência importante para muitos criadores. Stephen King, Alan Moore e John Carpenter são algumas figuras notáveis que credita-se a Lovecraft como influência chave. Respectivamente, contribuíram para a literatura, os quadrinhos e o cinema com uma estética Lovecraftiana.

Reconhecimento de Lovecraft no World Fantasy Awards

O primeiro World Fantasy Awards, realizado em 1975, destacou 'The Lovecraft Circle'. Por muitos anos os vencedores recebiam um busto de Lovecraft. Em 2015, no entanto, decidiu-se que o prêmio não seria mais modelado com base em Lovecraft.

Controvérsias no legado de Lovecraft e relevância contínua

Apesar das controvérsias do prêmio World Fantasy Awards, Lovecraft continua relevante na cultura popular, sendo referenciado por lendas modernas como Guillermo del Toro e Neil Gaiman.

Reconhecimento póstumo de Lovecraft e os autores dos Mitos de Cthulhu

Lovecraft foi introduzido postumamente no Hall da Fama da Ficção Científica e Fantasia do Museu da Cultura Pop em 2016. Em 2019, Lovecraft e outros autores dos Mitos de Cthulhu receberam o Prêmio Retro-Hugo de Melhor Série.

H.P Lovecraft
Nascimento: 20 de agosto de 1890

Local: Providence

Morte: 15 de março de 1937 aos 46 Anos
país de nacionalidade Estados Unidos
obra destacada At the Mountains of Madness