Harriet Martineau

Jornalista britânica

Harriet Martineau foi uma jornalista britânica pioneira e uma figura notável na história do feminismo. Como jornalista, ela foi conhecida por seu forte senso de jornalismo investigativo, escrevendo extensivamente sobre temas relacionados ao feminismo, à servidão, à religião e à pobreza. Nascida em 1802 na Inglaterra, Martineau começou sua carreira jornalística em 1822, quando passou a contribuir para The Unitarian Monthly. Apesar de ter começado sua carreira como jornalista, ela rapidamente se tornou uma autoridade em economia política, tornando-se a primeira mulher a ser admitida para dar aulas sobre economia na Universidade de Londres em 1832.

Durante sua vida, Martineau publicou numerosos trabalhos relacionados à economia e à filosofia política, incluindo a série de ensaios Denunciando Abusos Sociais em 1838, a obra em três partes, Monografias, em 1839 e a coleção de ensaios, Observações e Opiniões Filosóficas em 1841. Ela escreveu sobre temas como o direito de voto das mulheres, a liberdade de imprensa, a reforma e a emancipação das mulheres.

Além de suas contribuições para a economia, Martineau também foi um grande contribuidor para os direitos das mulheres, tornando-se uma das primeiras mulheres a ter sucesso na literatura, defendendo o direito das mulheres ao voto e estabelecendo a Revista da Associação Internacional para o Direito das Mulheres. Ela também foi uma das primeiras mulheres a conseguir o direito de voto e é hoje creditada por sua contribuição para a luta pelos direitos das mulheres.

Harriet Martineau foi uma figura notável na história do feminismo e das mulheres e suas contribuições para o jornalismo, a economia política e os direitos das mulheres ainda são sentidas hoje em dia.Seu trabalho inovador e corajoso nos serviu como um lembrete do poder que podemos ter quando usamos nossas vozes para lutar por reformas justas e iguais.
Harriet Martineau
Nascimento: 12 de junho de 1802

Local: Norwich

Morte: 27 de junho de 1876 aos 74 Anos
país de nacionalidade Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda