Harriet Tubman

Abolicionista negra norte-americana

Harriet Tubman, A Abolicionista Negra Norte-Americana

Harriet Tubman foi uma famosa abolicionista negra norte-americana que se tornou um ícone da luta por igualdade racial e liberdade. Nascida na escravidão em Maryland no final do século XVIII, Tubman se tornou uma das mais importantes líderes do Movimento Abolicionista. Ela foi responsável por ajudar centenas de escravos a escapar de seu opressor e encontrar o caminho para a liberdade. Tubman também se tornou uma das mais importantes e célebres líderes militares negras na história dos Estados Unidos, lutando ao lado dos Unidos na Guerra Civil.

Tubman cresceu na escravidão e foi obrigada a trabalhar durante grande parte de sua juventude. Em 1849, ela decidiu escapar de Maryland, rumo a uma nova vida livre no Canadá. Ela viajou por milhares de quilômetros, usando a rede de ajuda conhecida como o "Caminho dos Sonhos", para ajudar outros escravos a escaparem. Durante a sua vida, Tubman ajudou mais de trêscentas pessoas a escapar da escravidão, ganhando o apelido de "Moses".

Durante a Guerra Civil, Tubman serviu ao lado dos soldados e ajudou no planejamento de ataques de contraguerrilha ao Exército Confederate. Ela também planejou e realizou o levante dos escravos, na cidade de Fernandina, na Flórida, no ano de 1863. Depois da guerra, Tubman continuou sua luta pela igualdade racial e trabalhou para ajudar os ex-escravos a se estabelecerem livremente. Ela também desenvolveu seu trabalho humanitário, fundando um asilo para ex-escravos e viajando pelo país para ajudar outras comunidades negras.

Harriet Tubman foi um ícone da luta por igualdade de direitos e liberdade que inspirou a muitas pessoas. Seu trabalho como abolicionista e líder militar serviu como inspiração para as futuras gerações de ativistas raciais. Ela foi uma das primeiras pessoas negras a receber reconhecimento na história dos Estados Unidos, e sua vida continua a inspirar ativistas até os dias de hoje.

Harriet Tubman: Uma figura icônica da história americana

Tubman é amplamente conhecida e respeitada, tornando-se um ícone americano nos anos após sua morte. Um levantamento no fim do século XX a nomeou como uma das civis mais famosas na história americana após a Guerra Civil, apenas atrás de Betsy Ross e Paul Revere. Apreciada por líderes de todo o espectro político, ela inspirou gerações de afro-americanos lutando por igualdade e direitos civis.

Comemoração da vida de Harriet Tubman em Auburn

A cidade de Auburn homenageou Tubman com uma placa no tribunal, reconhecendo suas diversas conquistas. Apesar de algumas críticas ao uso do dialeto conhecido como 'black english' na placa, a cerimônia de dedicação serviu como um poderoso tributo à sua memória.

Críticas e contribuições de Harriet Tubman

Apesar de a placa em Auburn demonstrar orgulho pelas suas diversas conquistas, seu uso do dialeto conhecido como 'black english', escolhido por sua autenticidade, foi criticado. Entretanto, Harriet Tubman continua sendo lembrada como uma importante americana patriota e humanitária, tendo influenciado muitas gerações na luta por direitos civis e igualdade.

Harriet Tubman
Nome Completo: Araminta Ross
Nascimento: 6 de março de 1822

Local: Condado de Dorchester

Morte: 10 de março de 1913 aos 91 Anos

Causa: pneumonia

país de nacionalidade Estados Unidos