Helena Kolody

Poetisa brasileira

Helena Kolody (1945 - 2017) foi uma poetisa brasileira de grande destaque na literatura brasileira. Nascida em São Paulo, ela se destacou como uma das principais escritoras contemporâneas no país.

Kolody começou a escrever poesia quando ainda era jovem, mas só foi publicar seus primeiros poemas de forma independente aos 28 anos de idade. Ela rapidamente se tornou conhecida por suas obras, que abordam temas como amor, feminismo, literatura e natureza. Os textos de Kolody são conhecidos por sua beleza poética e força literária, que envolvem e conquistam o leitor.

Kolody também é conhecida por sua grande influência nas novas gerações de poetas brasileiros. Ela foi uma das principais autoras da chamada "geração 50", um movimento literário que surgiu na década de 1950 e ainda é muito presente na produção brasileira de poesia.

Kolody alcançou o sucesso internacionalmente, sendo traduzida para diversos idiomas – inclusive para o chinês. Entre os prêmios que ela recebeu, destacam-se o Prêmio da União Brasileira de Escritores (1974) e o Prêmio Jabuti de Literatura (1987).

Helena Kolody foi uma das vozes mais importantes da poesia brasileira, e inspirou gerações de novos escritores. Sua obra ainda é lembrada e lida por todo o país, e continua a inspirar muitos poetas brasileiros.
Helena Kolody
Nascimento: 12 de outubro de 1912

Local: Cruz Machado

Morte: 14 de fevereiro de 2004, 15 de fevereiro de 2004 aos Anos
país de nacionalidade Brasil