Henri Paul Hyacinthe Wallon

Psicólogo francês

O Psicólogo francês Henri Paul Hyacinthe Wallon foi pioneiro em estudos psicológicos no campo da educação e desenvolvimento infantil. Seu trabalho influenciou muitos modernos terapeutas, professores e educadores.

Wallon nasceu em 1879 em Paris, França e estudou na École Normale Supérieure, desenvolvendo logo interesse pela Psicologia e Filosofia. Foi um dos primeiros psicólogos a incorporar os pensamentos de Jean Piaget em seu trabalho.

Wallon desenvolveu uma abordagem realista para o estudo do desenvolvimento da criança, argumentando que as crianças são criaturas racionais, capazes de estabelecer novas relações com o ambiente e formar conceitos novos. Ele acreditava que, através da observação atenta da criança, era possível entender melhor seu desenvolvimento.

Wallon também foi pioneiro no uso da tecnologia moderna para o estudo das crianças. Ele foi um dos primeiros especialistas a usar câmeras de vídeo para documentar o comportamento das crianças, o que ajudou a melhorar e refinar o estudo do desenvolvimento infantil.

Wallon também foi um dos primeiros a enfatizar o papel dos pais e professores na educação das crianças. Ele acreditava que a melhor maneira de lidar com as crianças era através do diálogo fervoroso, incentivando-as a refletir sobre as suas experiências. Além disso, acreditava que a boa educação incluía o estabelecimento de um bom relacionamento entre a criança e seus pais e professores.

Muitos de seus trabalhos foram amplamente publicados e ainda são citados na literatura de hoje. Wallon tem sido uma influência fundamental no campo da educação infantil, tornando o estudo do desenvolvimento infantil uma experiência mais significativa e poderosa. Ele deixou um legado duradouro para a Psicologia, que continua a influenciar pesquisadores e educadores.
Henri Paul Hyacinthe Wallon
Nascimento: 15 de junho de 1879

Local: Paris

Morte: 1 de dezembro de 1962 aos 83 Anos
país de nacionalidade França
formação Escola Normal Superior de Paris