Henrique Dias

Combatente na expulsão dos holandeses

Combatente na Expulsão dos Holandeses: Henrique Dias

No ano de 1641, a ilha de Fernando Pó foi alvo de invasão holandesa. O Brasil, então em um período colonial, não tinha como resistir à força dos colonizadores europeus sem a ajuda de um líder militar experiente. Foi nesta hora que Henrique Dias, um escravo liberto formado como soldado no exército rei, liderou a resistência brasileira e expulsou os holandeses.

Henrique Dias nasceu em Salvador, no ano de 1590. O confronto com os holandeses aconteceu quando Henrique já contava com cerca de cinqüenta anos. Foi homem de grande destreza militar. Já durante a invasão holandesa, seu nome se tornou lendário pela sua coragem e capacidade de liderança.

Henrique e seu exército inicialmente não tinham condições de resistir à força superior dos holandeses, mas ele soube usar táticas militares como emboscadas e diferentes movimentos de guerrilha para colocar em desvantagem os invasores. Utilizou também a vantagem territorial, usando o conhecimento do terreno para se posicionar melhor.

Após meses de embates, os holandeses finalmente foram expulsos de Fernando Pó e da região. A vitória sobre os invasores foi considerada um grande feito para Henrique e para seu exército. O feito de Henrique foi recompensado com honrarias pelo Rei, e seu nome entrou para a história como um grande combatente.

Em 1644, Henrique se aposentou e foi homenageado com a promoção a almirante. Séculos depois, a sua coragem e destreza militar ainda são lembradas com orgulho. Henrique Dias é considerado um herói brasileiro, pois foi um dos responsáveis pela defesa do país durante a colonização europeia.
Henrique Dias
Morte: 1 de janeiro de 1662
Notice: Undefined index: data de nascimento in /var/www/html/content/card-info.php on line 50

Warning: implode(): Invalid arguments passed in /var/www/html/content/card-info.php on line 50
aos 362 Anos
país de nacionalidade Brasil