Henrique IV da França

Rei da França e de Navarra

Henrique IV da França foi o Rei da França e de Navarra entre 1589 e 1610. Ele era membro da casa de Bourbon, e é mais conhecido por ter estabelecido a Paz dos Povos, um tratado de paz entre as facções religiosas que então combatiam na França.

Henrique foi nascido em 1553 na sua casa de Navarra, como filho do rei Henry II da França e sua mãe, Catherine de Médicis. Durante a sua infância, Henrique tinha um interesse na política, e desenvolveu um interesse especial nos conflitos religiosos existentes entre os protestantes e católicos.

No entanto, foi apenas em 1589 que Henrique foi proclamado o oficial Rei da França, após a morte de seu irmão, Charles IX da França. Durante seu reinado, Henrique conquistou o título de Rei de Navarra da Espanha, após conquistar a região em 1592.

Enquanto líder do país, Henrique foi um proponente fervoroso da tolerância religiosa, e foi capaz de combinar as facções religiosas franceses, embora por um curto período de tempo. O Tratado de Paz dos Povos, assinado em 1598, foi uma tentativa de restabelecer a paz entre os protestantes Calvinistas e os Católicos Romanos, e foi considerado o primeiro tratado internacional entre os dois grupos.

Além disso, Henrique IV tornou-se extremamente popular com o seu povo devido a seu governo que levou a um crescimento econômico e social do país. O seu governo também foi caracterizado por uma forte abordagem diplomática, especialmente entre a Inglaterra, a Itália e a Espanha.

Infelizmente, em 1610, Henrique IV foi assassinado por um fundamentalista católico. Sua morte foi profundamente lamentada por toda a França, e sua memória permanece como um dos maiores reis da França. Henrique IV é lembrado como um grande líder que contribuiu para a unificação da França, e era conhecido por sua a busca pela paz e tolerância religiosa.
Henrique IV da França
Nascimento: 23 de dezembro de 1553, 1 de janeiro de 1553

Local: Castelo de Pau

Morte: 14 de maio de 1610, 1 de janeiro de 1610 aos Anos

Causa: Perfuração por arma branca

cônjuge Margarida de Valois
país de nacionalidade Reino da França