Henrique VIII

Ex-rei da Inglaterra

O Ex-rei inglês Henrique VIII é um dos líderes mais marcantes da história, graças às reformas religiosas que impôs ao país. Conhecido como "o Reformador", Henrique VIII foi o governante da Inglaterra de 1509 a 1547. Durante os seus anos em que como rei, Henrique VIII foi responsável por alterações significativas na religião, na política e na cultura do país.

Henrique foi sucedido por seu pai, Henrique VII, e desde cedo atraiu atenção como um rei poderoso e avançado. Ele adotou um estilo de vida extravagante e foi um grande promotor do renascimento inglês, sendo um grande amante da arte, música, esportes e cultura.

Embora o reinado de Henrique tenha sido marcado por grandes celebrações, ele também foi responsável por muitas decisões políticas e religiosas controversas. Em 1533, ele se divorciou de Catarina de Aragão e se casou com Ana Bolena, formando a Igreja Anglicana. A partir de então, ele começou uma campanha de supressão da religião católica que se estendeu por mais de uma década.

Em 1539, Henrique e Ana Bolena promulgaram o Acto de União, que declarou a Igreja da Inglaterra como a única religião lícita. Mais tarde, em 1540, ele assinou um ato que separou completamente a Igreja Anglicana da Igreja Romana. Além disso, Henrique promulgou novas leis que reforçaram ainda mais o controle real sobre o país.

No último ano do reinado de Henrique, 1547, ele teve que enfrentar uma guerra civil. Mesmo assim, ele conseguiu manter a ordem durante seus últimos meses. Quando ele morreu seus planos de modernização e reforma ainda não tinham se completado, mas muito havia mudado em relação ao que era há 28 anos, quando ele assumiu o trono.

Mais tarde, Henrique VIII foi definitivamente considerado como um rei de grandes conquistas na história da Inglaterra. Até hoje, suas decisões sobre a religião e o governo do país são reconhecidas como importantes marcos culturais.

A morte de Henrique por obesidade

Henrique faleceu aos 55 anos, em 28 de janeiro de 1547, no Palácio de Whitehall, sendo sua morte possivelmente acelerada pela obesidade. Sua morte ocorreu no que seria o aniversário de 90 anos de seu pai.

Últimas palavras e velório de Henrique

As supostas últimas palavras de Henrique foram 'Monges! Monges! Monges!'. Seu caixão foi velado no Mosteiro de Sião, a caminho da Capela de São Jorge, Castelo de Windsor.

Sermon de Guilherme Peyto

Doze anos antes da morte de Henrique, o frei franciscano Guilherme Peyto profetizou que os julgamentos de Deus estavam prontos para cair sobre ele e que 'cães lamberiam seu sangue', em referência à infâmia de Acabe narrada em 1 Reis 16:33.

Profecia cumprida e enterro de Henrique

Acredita-se que a profecia de Guilherme Peyto foi cumprida em Sião, quando uma 'matéria corrompida e sangrenta' caiu do caixão e cachorros tentaram lambê-la. Henrique foi sepultado na Capela de São Jorge, ao lado de Joana Seymour.

O mesmo local de enterro para dois reis

102 anos após o enterro de Henrique, o rei Carlos I foi enterrado na mesma sepultura na Capela de São Jorge.

Henrique VIII
Nascimento: 7 de julho de 1491, 1 de janeiro de 1491

Local: Palácio de Placentia

Morte: 7 de fevereiro de 1547, 1 de janeiro de 1547 aos Anos

Causa: idoso

cônjuge Ana Bolena
país de nacionalidade Reino da Inglaterra